sexta-feira, 11 de junho de 2010

Globo on line afirma que a Lei da Ficha Limpa não atinge a candidatura de Jackson

Matéria publicada pelo site Globo online hoje destaca que o governador cassado do Maranhão, Jackson Lago, poderá disputar as eleições para governador deste ano, pois não será atingido pela abrangência da Lei da Ficha Limpra.

Aprovada em Maio pelo Congresso Nacional e sancionada na semana passada pelo presidente Lula, a lei já valerá para as eleições deste ano, conforme decisão tomada ontem por seis votos a um no Tribunal Superior Eleitoral.

Leia a matéria completa do Globo on line:


Eleições 2010

Ficha Limpa: Maluf e Roriz não deverão ser atingidos; Jackson Lago e Cássio Cunha Lima, cassados, poderão disputar de novo


"BRASÍLIA - Ainda que o Tribunal Superior Eleitoral e o Supremo Tribunal Federal sustentem que valem para as eleições deste ano as novas regras restritivas às candidaturas de fichas sujas, a maior parte dos políticos que frequentemente são denunciados por corrupção e outras irregularidades não deverá ter problemas para conseguir o registro de suas candidaturas, em junho.

É o caso de governadores eleitos em 2006 e cassados no ano passado por abuso de poder econômico e político em suas campanhas - o tucano Cassio Cunha Lima, da Paraíba; e Jackson Lago, do PDT do Maranhão. O primeiro é candidato ao Senado, e o segundo, ao governo. Seus casos são julgamentos já encerrados, e as condenações não podem ser vistas à luz da nova lei da Ficha Limpa. Não terão dificuldades para obter o registro.

Nem mesmo o deputado Paulo Maluf (PP-SP), que tem pelo menos quatro condenações judiciais decididas por órgãos colegiados, deverá ter problemas para conseguir registro de candidato. Segundo o site "Congresso em Foco", apenas uma dessas condenações se encaixaria nos crimes previstos no projeto aprovado nesta quarta-feira: a que condena Maluf a devolver o valor gasto com uma compra de frangos congelados supostamente superfaturada. Mas o entendimento que prevalecia nesta quarta no Senado é que a nova lei só vale para novas condenações.

Mesmo com a lei da Ficha Limpa, também não teriam problemas em garantir na Justiça eleitoral o registro de candidato políticos como o ex-governador e ex-senador Joaquim Roriz (PSC-DF), que renunciou ao cargo de senador três meses depois de assumir o mandato, sob suspeita de desvio de recursos do Banco de Brasília. Como não foi condenado ainda, está livre para continuar sendo o candidato.

Nem o fato de ter renunciado para escapar da cassação do mandato pode ser problema para Roriz e outros que fizeram o mesmo, pois fizeram isso quando ainda não existia essa regra. O projeto torna inelegível, por oito anos, os que renunciaram a seus mandatos para escapar de cassação, mas a regra não pode ser retroativa.

Estariam livres do rigor do projeto deputados como Jader Barbalho (PMDB-PA) e Neudo Campos (PP-RR), e o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que respondem a processos no STF. A explicação geral é que eles ou não tiveram seus processos julgados por órgão judiciais colegiados ou foram condenados em casos que não se aplicam às restrições previstas no projeto. Decisões de primeira instância não podem barrar candidaturas."

8 comentários:

  1. nós maranhenses iremos dar o voto da revolta....votando em jackson

    ResponderExcluir
  2. Votar em alguem desse tipo? Estou fora!

    ResponderExcluir
  3. O povo do Maranhão vai da o Troco nesse sarneys da vida e nas eleicões agora por que eles tão vendo que o negocio ta feio querem levar o PT na marra mas o povo nao vai não

    ResponderExcluir
  4. não tem jeito quando o povo quer não há Sarney que der jeito...é jackson outra vez

    ResponderExcluir
  5. A governada roseana sarney teve um mandato de oito anos ,se nois fossemos fazer uma analise nos indicadores sociais do Maranhao ,são indicadores que provam que sua gestão não teve nenhum compromisso com o desenvolvimento e o bem estar do povo do estado ...O Dr.Jackson Lago cumpriu apenas dois anos do seu mandato que lhe foi tirado com um golpe pela via judicial e com toda dificuldade sendo perseguido pelo grupo da governadora que possui maior parte dos veiculos de comunicação e que sempre davam um jeito de bloquear recursos vindo do governo federal ,conseguiu fazer varios convenios com prefeitos ,liberando muitas obras pelo estado ,coisas que a familia sarney poderia ter feito quando roseana era governado ,mas preferiu ver o seu estado pobre ,isso lhe permite maior dominio sobre o povo e a classe politica do estado ...acho que esse momento é um dos mais importantes da nossa historia ,é a chance que o povo tem nas maos para tirar essa familia do poder ,somente o povo tem essa força . por onde a governadora passa ela sente que o povo estar lhe rejeitando devido a falta de assistencia que o governo do estado dar ao povo. O voto que darei ao Dr.Jackson Lago não será um voto apenas para o Dr Jackson ,mas será um voto de resistência ,que tanto os movimentos sociais brigaram ...força meu povo ,vamus buscar nossos direitos

    ResponderExcluir
  6. O blog do Robert Lobato uma matéria muito interessante, dizendo que Roseana Sarney quer disputar o governo apenas com Marcos Silva do PSTU.

    ResponderExcluir
  7. Votei no Dr Jackson, como alternativa de mudança de comando no governo estadual, com pespectivas de melhorar a qualidade de vida dos maranhenses, mas não só eu, mas muitos até partidários do Dr. Jackson, tivemos uma GRANDE decepção, o Dr.Jackson e sua "thurma de metralhas" se ficasem no governo até os quatro anos, o Maranhão com certeza seria o estado mais pobre da federação, pois os metralhas iriam saquear todo o estado.Agora essa quadrilha ainda quer voltar ao comando do governo, mas o povo maranhense já deu para conhecer quem é o Dr. Jackson e sua thurma. Será Roseana ou Flávio Dino o próximo governador(a) do estado para o bem do Maranhão.

    ResponderExcluir
  8. Raimundo Dias
    Só o jornalista Raimundo Borges de Oimparcial, que erradamente divulga na sua coluna que o Jackson Lago e o Capiberibe no Amapá, ora é melhor ele se informar porque no Amapá o Capiberibe já foi até inocentado o STF julgou e absorveu ele que na realidade foi provas forjadas, aqui no Maranhão no julgamento do TSE - Tribunal do Sarney Eleitoral, os Ministros paus Mandado quem teve a oportunidade de assistir ao vivo aquela sessão mediocre, eles não sabiam nem o que iam julgar, absorveu o Dr. Jackson de compra de voto, não tomaram conhecimento da fraude do MIMI, que hoje anda quase pedindo esmola, conderam pelo convenio de Codó que na realidade foi um pretexto para zero Grau, que na expectativa de assumir uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, fez aquela Babozeira, foi tão escandaloso que depois houve o desmanche daquela Corte um tribunal que nos envergonha, mais agora eu quero ver se este Famigerado Sarney vai me impedir de votar no Dr. Jackson Lago. E quanto ao apoio do PTralha a Roseana eu achei foi otimo porque o Serra vai ser o nosso Presidente e vai colocar por fim um basta nessa gente.

    ResponderExcluir