sexta-feira, 18 de junho de 2010

A hora da oposição se unir é agora

Moro em São Luís há 22 anos e desde 1990 acompanho par e passo as peripécias armadas pela família Sarney para se perpetuar no poder estadual.

José Sarney é uma raposa da política nacional. Saiu da presidência da República com o maior índice de rejeição e impopularidade que um presidente do Brasil, eleito ou nomeado, já possuiu nos 111 anos da história republicana do país.

Aproveitando uma falha da lei eleitoral do Brasil, se elegeu senador pelo Amapá nunca tendo morado antes naquele estado.

Nas eleições de 1989 tentou lançar a candidatura de Silvio Santos e não teve êxito. Flertou com a candidatura de Leonel Brizola no 1.° turno, despachou o filho Zequinha para apoiar Lula e ele próprio, Sarney, acabou votando no velho companheiro Aureliano Chaves, embora o partido a que era filiado, o PMDB, tivesse lançado Ulisses Guimarães como candidato.

No curto governo de Fernando Collor de Melo se fingiu de morto e com o malogro da gestão collorida, inventou a figura de “musa do impecheament” para sua dileta filha Roseana, deputada federal do PFL/MA eleita em 1990.

Na época Roseana escapou fedendo da CPI dos anões do orçamento e virou referência midiática nacional de um movimento que não articulou e pouco participou.

Sarney apoiou e participou do mandato tampão de Itamar Franco e nas eleições de 1994 traiu seu PMDB pela segunda vez. Sarney e o filhos apoiaram a candidatura tucana de Fernando Henrique Cardoso e Sarney cristianizou a candidatura peemedebista de Orestes Quércia.

Aproveitou a adesão ao tucano para eleger a filha governadora do Maranhão;

Em 1998 FHC e Roseana se reelegeram no 1.° turno e Zequinha acabou virando Ministro do Meio Ambiente.

Em 2002 o casal Roseana Sarney e Jorge Murad, seu marido e supersecretário de Planejamento, tentou ôo mais alto e ensaiou uma candidatura dela à presidência da República.

O sonho virou pesadelo com a apreensão pelo Polícia Federal de R$ 1.350.000,00 em notas de R$ 50,00 nos cofres da Lunus em São Luís, empresa onde o casal era o principal acionista.

Roseana acabou se elegendo senadora em 2002, eleição em que ela e o pai acabaram se tornando petistas de carteirinha, uma vez que a nau tucana naufragou naquela eleição.

No Maranhão o vice-governador de Roseana de 1995 a 2002, José Reinaldo Tavares se elegeu governador pelo PFL.

Desacostumada a respeitar as regras mínimas de convivência democrática, desde o início do governo de Zé Reinaldo, Roseana tentou monitorar seu governo, querendo continuar a ser a governadora de fato.

Zé Reinaldo e a primeira dama do Estado, Alexandra Tavares, não agüentando mais as humilhações que Roseana impingia sobre o governo, acabaram rompendo com a família Sarney no segundo semestre de 2004.

Em 2006 Zé Reinaldo apoiou o lançamento da candidatura do ex-presidente do STJ, ministro Edson Vidigal, a governador pela coligação PSB, PT e PC do B.

A oposição ao grupo Sarney ainda lançou as candidaturas de Jackson Lago, PDT, e Aderson Lago, pelo PSDB. A soma dos três candidatos deu um pouco mais de 52,0% (Jackson – 34,36 %; Vidigal- 14,26 % e Aderson – 3, 45 %) contra 47,21% de Roseana, que levou a eleição para o 2.° turno.

Em 29 de outubro Jackson venceu a eleição com 51,82 %, contra 48,18% obtidos por Roseana.

Jackson governou por dois anos, três meses e dezessete dias. Sarney planejou meticulosamente um golpe na democracia maranhense e graças a sua enorme influência nos meios jurídicos e políticos de Brasília conseguiu cassar o mandato de Jackson por 4 votos a três no pleno do TSE.

Roseana assumiu em 17 de abril de 2009 e quatorze meses depois seu governo biônico não deslanchou e a rejeição ao seu nome e ao nome da família, Sarney, chegou a patamares inacreditáveis de 50 %.

Para tentar reverter a situação a seu favor, Roseana contratou os serviços pagos a peso de ouro do mago do marketing eleitoral brasileiro, Duda Mendonça.

Sarney tentou cooptar o PT maranhense para apoiar a reeleição de Roseana de todas as maneiras, mas não conseguiu.

Preocupado com o crescimento da candidatura do deputado federal Flávio Dino, PC do B-MA ao governo maranhense com o apoio da maioria do PT/MA. Sarney chegou a chorar para Dilma Roussef e conseguiu que o PT nacional anulasse uma decisão de apoiar Dino para forçar o partido no Maranhão a se coligar com Roseana.

Não satisfeito Sarney pegou uma carona no clamor popular pela aprovação da lei da ficha limpa e a aprovou no Senado Federal a toque de caixa e solicitou ao presidente Lula que a sancionasse sem alterações.

A lei foi aprovada no Senado em 17 de maio, sancionada por Lula no dia quatro de junho, o STF decidiu que ela seria aplicada ainda nestas eleições na semana passada e o TSE ontem, decidiu que a lei pode retroagir para atingir políticos condenados pela legislação anterior.

Mesmo assim não é certo que a lei da ficha limpa impedirá o registro da candidatura de Jackson Lago ao governo maranhense, como deseja ardorosamente José Sarney.

Mas chegou a hora da oposição da um basta ao grupo Sarney e por fim às pretensões de Sarney.

Pelo bem do Maranhão, de sua gente e para garantir um futuro decente para as próximas gerações, chegou a hora de sepultar as pretensões e projetos pessoais.

Despojados de quaisquer interesses individuais ou de grupo, a oposição deve mostrar maturidade e reunir todas suas forças vivas (Jackson Lago, Flávio Dino, Zé Reinaldo, Roberto Rocha, Vidigal, João Castelo, Sebastião Madeira, Humberto Coutinho, Ildemar Gonçalves, Aderson Lago, Edivaldo Holanda, Gardênia Castelo, Marcelo Tavares, Alexandra Tavares, Domingos Paz, Julião Amin, Camilo Figueiredo Aziz, Chico Leitoa, Clodomir Paz, Weverton Rocha, Paulo Mattos, Domingos Dutra, Manoel da Conceição, Terezinha e Jomar Fernandes, Valdinar Barros outros nomes), para tomar uma decisão histórica: a união de todos já no primeiro turno contra o poderoso inimigo comum: Roseana Sarney.

Quem estiver melhor situado para ser candidato a governador deverá ser escolhido como tal.

No Senado poderemos apresentar um ou dois nomes de consenso.

Montar um chapão único para deputado federal com três ou quatro grandes puxadores de votos objetivando eleger uma bancada de nove a treze deputados federais.

Formar quatro chapas para deputado estadual (uma só do PDT, uma só do PSDB, uma do PC do B e PSB e a quarta do PPS e PTC) objetivando eleger de 15 a 22 deputados.

Não podemos nos perder em questões menores. Ou agimos de maneira unida ou veremos mais uma vez o governo na mão da família Sarney.

Contra o golpismo e o oportunismo de José Sarney só existe uma única alternativa: união, desprendimento e luta sem quartel em defesa do futuro do Maranhão para nós e nossos filhos.

A história saberá cobrar quem quiser colocar interesses individuais ou de pequenos grupos acima do interesse maior do povo mnaranhense de derrotar de uma vez por todas essa família que domina o Maranhão há tantas décadas!

9 comentários:

  1. A tese da união de todas as forças já no primeiro turno sempre foi a opinião do Dr. Jackson Lago. O grupo liderado pelo Zé Reinaldo é que trabalhou pela cizânia nos grupos da Oposição.
    E, a depender do neo-comunista Costa Dino(vide a manchete do O Imparcial)-oportunista convicto-,após perder o PT, sinaliza para a tese de eleição plebicistária ou da união, mas com a esperança de que seja feita em torno de si.
    Como tem uma atuação marcada pela arrogância e individualismo, não tem nome que agrega. Desse grupo, só os nomes do Dr. Jackson Lago e o do deputado federal Roberto Rocha. Esse Dino tem até processo de cassação contra o prefeito Castelo. Esse mesmo deputado nunca se manifestou publicamente contra a cassação do Dr. Jackson Lago. Como iria agregar as oposições?
    Mas, acredito que o Dr. Jackson Lago será vitorioso mais uma vez.

    ResponderExcluir
  2. Há de se lembrar que a última união da oposição resultou num governo pífio do senhor Jackson Lago. E, qto a isso, q se pense na cassação no que se refere eleitoralmente, mas administrativamente.

    ResponderExcluir
  3. Um governo "pífio" nas suas palavras.
    Compare com esse governo ilegítimo que aí está, veja os números do IBGE, do IDH,etc.
    E, caiu porque iria consolidar os alicerces para mudar o Maranhão.

    ResponderExcluir
  4. Só fala mal de Jackson quem não entende de política, mas quem o conhece sabe que ele em suas administrações sempre nos dois primeiros anos ajusta as contas do governo, para no terceiro ano executar as obras e foi esta a estratégia do Sarney impedir que o Jackson chegasse ao terceiro ano, pois seria o verdadeiro fim da oligarquia no Maranhão, nunca mais elegeria niguém, de burro Sarney não tem nada, mas seus seguidores/adoradores estes então pelo amor de Deus ou é cegueira absoluta ou interesses numa migalha que lhe é oferecida, um empreguinho no governbo estadual ou federal, coisinha pouca pro Sarney.

    ResponderExcluir
  5. Caro Marcos Nogueira

    Essa estratégia de candidatura única contra o grupo Sarney, não é a melhor opção de vitória. Roseana está com a máquina na mão e apesar de sua rejeição atual ser muito grande ela está muito próxima de alcançar a maioria dos votos no primeiro turno.

    Quanto ao que melhor estiver nas pesquisas para ser escolhido o candidato único. É não considerar outras variáveis que são fundamentais para se alcançar a vitória. Muitos candidatos começaram campanhas com indices elevados nas pesquisas e terminaram em último, quando as urnas abriram.

    Infelizmente o Dr. Jackson não será candidato, o TSE está implacável (Sarney o controla), e não é possível confiar neste judiciário.

    Considero a melhor estratégia a de duas candidaturas fortes e inovadoras ao governo: Roberto Rocha pelo PSDB, PPS e outros e Flávio Dino pelo PCdoB, PSB e PDT (vice do PDT).

    ResponderExcluir
  6. Caro Marcos, mandei este comentário para o Luís:
    “Meu amigo Luís, você leu os jornais Estado e Imparcial ?
    Uma coisa ficou nítida para mim : A OLIGARQUIA ESTÁ QUERENDO ESCALAR O JACKSON PRA MELAR O PROJETO DE OPOSIÇÃO EM 2010, DA FORMA QUE FOI FEITO EM 2002.
    Conforme o Imparcial , a procuradora Carolina da Hora ( ela é muito séria), deixou claro que representará contra o Jackson, por considerá-lo inelegível. O processo se arrastará até o 2º turno, quando todos os votos do Teimoso Pedetista serão nulos, desta forma os votos válidos do primeiro turno com a Roseana obtendo em torno de 45% , somando mais que os candidatos restantes, a fatura estará liquidada no primeiro turno, tal qual aconteceu em 2002.
    Li no Estado que a Roseana declarou sábado que não representaria contra Jackson Lago, será que ele não percebe que estará sendo usado, ou pior , será que tem um pacto sujo com os verdeiros inimigos/assassinos do povo do Maranhão ?
    Será que o Jackson tá se comportando como menino turrão/do buchão, que na impossibilidade de satisfazer sua vontade joga areia no pirão de todo mundo ?
    O Jackson ainda poderá sair de cena como um político lutador e injustiçado se tiver a nobreza de abrir o quadro partidário em favor de candidaturas como Flávio Dino, Roberto Rocha ou Vidigal. De outro modo , estará dando um tiro de morte na própria biografia.
    Ontem à noite o jornal do maranhão 2ª edição fez notícia favorável ao Jackson Lago , o que tu achas cumpade ?

    ResponderExcluir
  7. Os sarneys e seus dissidentes querem ganhar a eleição no blefe. Zé Reinaldo e Sarney ganharam as eleições de 2002 com a candidatura mantida pelo TRE do Ricardo Murad. Agora, querem chantagear o Dr. Jackson Lago para retirar sua candidatura. Acredito que o Dr. Jackson Lago deve manter sua candidatura e lutar para que seja validada em todas as instâncias caso venham a querer impedí-lo. Se ganhar a batalha jurídica, terá uma grande vitória moral diante dos seus adversários. Se perder, a Justiça demonstrará que está a serviço dos Fichas Sujas que não tem processos julgados.

    ResponderExcluir
  8. Quem é este anônimo que está nos comentários, Marcos?

    Ele caiu na armadilha dos Sarney por inocência, ignorância ou má fé. Sarney está no poder a tanto tempo, porque? Com certeza não é por não saber fazer a leitura correta da conjuntura. Este indivíduo que se denomina anônimo deve ser mais um dos que estão a trabalho dos Sarney.

    Essa insistência do Dr. Jackson em manter a candidatura que está fadada a ser novamente garfada pelo TSE. Faz parte da estratégia dos Sarney. Isto é liquido e certo.

    Repito: a melhor estratégia de vitória das oposições é sair com dois candidatos que são novos aos eleitores e com chances reais de vitória. Roberto Rocha pelo PSDB, PPS e outros e Flávio Dino pelo PCdoB, PSB e PDT (vice do PDT.

    ResponderExcluir
  9. Seria um passeio para a Roseana, caro Juarez.
    O Projeto Ficha Limpa, aproveitado pelas raposas do Senado e por oportunistas,dentre eles o Sr. Flávio Dino que atuou como relator do projeto na CCJ da Câmara(e como advogado em causa própria)não alcança o Dr. Jackson Lago.

    A generalidade de ser condenado por colegiado deve ser examinada caso a caso. Além disso, há a discussão da constitucionalidade do Projeto já valer para estas eleições que será, certamente, julgada pelo STF.

    ResponderExcluir