sábado, 28 de agosto de 2010

Recordar é Viver - capítulo 2 - "A revolução na Educação"

Dando continuidade à série "Recordar é Viver", vamos abordar hoje o tema Educação.

Enquanto o ex-governador Jackson Lago, do PDT, contruiu 173 escolas novas em dois anos, três meses e dezessete dias de mandato, a governadora biônica Roseana Sarney prometeu em seu programa de tv na última quarta-feira que em seu próximo mandato vai fazer uma verdadeira revolução na educação.

Roseana disse no seu programa de TV na última quarta-feira: "O Maranhão mudou neste último ano...o Maranhão precisa ser tratado com seriedade e com propostas concretas de quem gosta (SIC)do Maranhão...vou fazer uma verdadeira revolução na educação...reformamos e estamos construindo 298 escolas... vou contratar mais professores e qualificá-los....no meu plano de governo vou garantir escolas de tempo integral... merenda de qualidade...cursos profissionalizantes...fardamento escolar gratuíto...vou instalar computadores e laboratórios de informática...vou construir escolas como o Liceu Ribamarense que atende 400 alunos em tempo integral..."

Confesso que nunca vi tanta promessa junta num só programa. Tive até dificuldade para anotar tudo, fiquei meio zonzo.

Aí veio o Dr. Jackson e disse que construiu 173 novas escolas. Foram 68 escolas em convênios com os município; 55 escolas indígenas; 34 escolas com recursos federais do Projeto Alvorada; 11 escolas rurais e quilombolas; e cinco escolas com recursos do Tesouro Estadual.

E quando teve seu governo interrompido em Abril de 2007, Jackson deixou 141 escolas em construção, a grande maioria abandonada pela "revolucionária" Roseana Sarney.

Foram 47 escolas que estavam sendo reconstruídas com recursos federais do PAR 2007; 35 escolas que estavam sendo reconstruídas com recursos federais do PAR 2009; 16 escolas indíginas que estavam sendo construídas com recursos do PAR; e 43 escolas em execução com recursos do tesouro estadual.

No quinto programa do horário político gratuíto na TV de Jackson Lago exibido ontem, Jackson disse o que ele fez pela educação em São Luís, como prefeito, e no Maranhão, como governador.

O programa do pedetista exibiu uma reportagem especial na escola de ensino médio que estava sendo construída na Cidade Olímpica, em São Luís, com 12 salas e capacidade para atender mais de 1.200 estudantes nos três períodos.

Roseana simplesmente abandonou a construção da única escola de ensino médio do bairro mais populoso da capital maranhense, obrigando estudantes da Cidade Olímpica a gastarem dinheiro com passagens de ônibus ou pedalando bicicletas por quilometros e quilometros, durante horas, só para estudarem.

No final do vídeo do programa de Jackson compare duas falas ditas por Roseana; uma na quarta-feira passada em pleno século XXI e outra feita ainda no século XX, dita no longínquo 1994, há dezesseis anos...

Neste período de 16 anos, Roseana Sarney governou o Maranhão duas vezes: uma de Janeiro de 1995 a Abril de 2002 e a segunda de Abril de 2009 até hoje.

No primeiro período de sete anos e três meses, Roseana que tinha prometido uma verdadeira "revolução na educação" na campanha eleitoral de 1994, construiu três escolas e ao deixar o governo em Abril de 2002 para se candidatar ao Senado, 159 dos 217 municípios maranhenses não possuiam uma escola sequer de ensino médio.

Agora no retorno de Roseana Sarney como governadora biônica do Maranhão, ela abandonou as escolas iniciadas por Jackson Lago e diz que reformou centenas de escolas.

Na verdade o que elea fez foi pintar ou caiar os muros externos de cada escola estadual de branco para depois pintar a logomarca de seu governo.

E no programa de Roseana na TV da última quarta-feira à noite ela prometeu realizar outra "revolução na educação do Maranhão".

Ela já teve duas oportunidades na vida de realizar o sonho de Che Guevara: revolução na educação.

Será que o povo maranhense vai acreditar numa promessa velha vestida de novidade. Se não cumpriu a promessa feita em 1994, por que ela cumprirá promessa idêntica feita em 2010?

Confira o vídeo do programa de Jackson Lago exibido na noite de ontem:


Nenhum comentário:

Postar um comentário