segunda-feira, 30 de agosto de 2010

"Recordar é Viver" - capítulo 4 - Discurso de posse de José Sarney no governo do Maranhão em 1966

No quarto capítulo da série “Recordar é Viver”, vamos relembrar o discurso de José Sarney quando tomou posse no governo do Maranhão no início de 1966, eleito em 1965 com 121.062 votos pela UDN/MA.

Vamos assistir a um vídeo com uma curta metragem de pouco mais de dez minutos, dirigida por Glauber Rocha e produzida por Luís Carlos Barreto e Zelito Viana.

No vídeo de 1966, Sarney faz um contundente discurso contra a fome, a miséria, o analfabetismo, a mortalidade infantil, a falta de indústrias e empregos no Maranhão daquela época.

Ele encerra seu discurso emocionado e muito aplaudido pela população que lotou a Praça Dom Pedro, em frente ao Palácio dos Leões e do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Suas últimas palavras foram: “Vivo a paixão desse governo novo...Vivo todas as horas, todos os minutos, todos os dias...Paixão que hoje é alegria e é sorriso, mas que amanhã é trabalho e perseverança para construir um Maranhão de liberdade, de grandeza e de felicidade.”

Vejam o vídeo e compare com as promessas feitas 28 anos depois por sua filha Roseana Sarney, na campanha eleitoral de 1994.

E agora em 2010, Roseana diz que o povo maranhense quer é alegria e desenvolvimento e diz que só ela poderá garantir esse novo eldorado em que o Maranhão vai se tornar.

Em 1966, Sarney prometeu industrializar o Maranhão para criar empregos para o povo faminto, pobre e miserável da nossa terra. Prometeu construir hospitais para tratar da malária, do beribéri, da tuberculose e diminuir a mortalidade infantil. Prometeu acabar com o analfabetismo e combater a corrupção e realizar um governo honesto!

Em 1994, sua filha Roseana Sarney prometeu atrair indústrias, criar o distrito industrial de Perizes, em Rosário, e outros distritos em Bacabal, Santa Inês, Açailândia e Caxias. Prometeu instalar a siderúrgica para beneficiar o minério de ferro que sai em estado bruto do Maranhão. Prometeu instalar 60 mil kit’s sanitários no interior do Estado com caixa de água, torneira, privada, chuveiro e fossa. Prometeu construir centenas de escolas e hospitais. Prometeu instalar a indústria pesqueira no Maranhão e transformar o estado num “tigre asiático”.

Agora em 2010, Roseana Sarney promete uma “revolução na educação”. Ela promete atrair cem bilhões de reais em investimentos industriais (R$ 100.000.000.000,00) e criar duzentos mil novos empregos.

As indústrias de Sarney de 1966 e o Distrito Industrial de Perizes e a siderúrgica de Roseana de 1994, agora se transformaram, tal qual um passe de mágica, na refinaria da Petrobrás em Bacabeira e na exploração de gás em Capinzal do Norte.

Veja o vídeo de Glauber Rocha de 1966, leia e assista neste blog os próximos capítulos de “Recordar é Viver” com as promessas de Roseana Sarney na campanha eleitoral de 1994 e compare com as promessas que estão sendo feitas na campanha eleitoral de 2010.

Será que dá para acreditar na gente desta família?

Confira:


Nenhum comentário:

Postar um comentário