domingo, 29 de agosto de 2010

"Recordar é Viver" - capítulo 3 - O pólo de produção de Rosário

No terceiro capítulo da série "Recordar é Viver" vamos exibir o vídeo do programa do candidato do PC do B, PSB e PPS ao governo do Maranhão, deputado Flávio Dino, que foi ao ar na quarta-feira passada à noite,.

O vídeo relembra o caso do pólo têxtil de Rosário acontecido em 1996, quando um empresário chinês chamado Chhae Kwo Chheng, foi trazido do Ceará por Jorge Murad, marido e secretário de Planejamento de Roseana Sarney, para implantar um pólo de confecções na cidade de Rosário.

Chheng prometeu trabalho e renda para quase cinco mil humildes moradores da região do Munin, a maioria mulheres. O chinês organizou 90 grupos de trabalhadores com 40 a 50 membros cada, que levantaram cerca de U$ 24 milhões junto ao BNB, com três anos de carência e cinco anos para pagar as prestações.

Chheng, com a ajuda de técnicos do governo estadual, fraudou quase 300 cartas-convite e comprou junto à empresa Yamacon do Nordeste, cujo sócio era ele mesmo, mais de cinco mil máquinas de costura superfaturadas, obsoletas e ultrapassadas.

No ano de 1996 foi organizada uma empresa de nome Kao I para qualificar as costureiras e Roseana e Jorge conseguiram trazer o então presidente FHC em dezembro de 1996 para inaugurar uma indústria têxtil que nunca funcionou.

Propagandas do governo Roseana anunciaram 4.500 novos empregos em Rosários em out-door’s, anúncios de jornal e propaganda nas emissoras de tv e nas rádios do Maranhão.

Mas o pólo têxtil não passou da propaganda. O chinês fugiu do Maranhão em 1997, a carência do empréstimo acabou e a inadimplência foi total.

Das promessas de emprego e renda feitas por Roseana sobraram só os nomes sujos de pessoas humildes no SPS e na SERASA e a inadimplência no BNB que impede até hoje que essas pessoas humildes tenham direito a qualquer tipo de crédito.

Roseana Sarney, Jorge Murad e Chhae Kwo Chheng não passaram de vendedores de ilusão!

Veja o vídeo do programa de Flávio Dino exibido na noite da última quarta-feira:


Nenhum comentário:

Postar um comentário