segunda-feira, 30 de agosto de 2010

DESCASO PELO POVO MARANHENSE NA PROPAGANDA POLÍTICA

Recebi este email de um amigo que recebeu a mensagem abaixo diretamente do professor de Filosofia Jorge Leão. Ele está indignado com a propaganda em que Lobão pede voto para João Alberto e João para Lobão, como se ainda existisse voto vinculado só no Maranhão.

Leia postagem do professor Leão:

"Ao ver a cínica propaganda dos candidatos a senador Lobão e João Alberto, me perguntei: somos nós os idiotas por vermos tal cena, ou esses caras estão brincando com a minha cara mais uma vez?...

É lastimoso ver que nossa miséria social ainda serve de palanque eleitoral para personagens como esses no cenário político maranhense e nacional. As mesmas figuras carimbadas de sempre a nos dizer: “olhem como nós vamos fazer essa palhaçada e vocês vão de novo votar na gente”...

Nada mais revoltante do que ser tratado como títere, um boneco de manipulação política. Eles, os mesmos candidatos de sempre, que agora vêm às nossas casas para fazer gracinhas, e morrer de rir de nosso analfabetismo político, que é a razão de ser da sobrevivência de figuras como essas em nossa política.

Um pouco de vergonha na cara nos intimaria a sermos mais severos em nossas escolhas no dia da eleição, para que nosso nariz não fique mais uma vez avermelhado de tanto sorriso sem graça.

E de sorriso sem graça, e poeira na cara, o Maranhão anda farto. As notícias daqui, quando se chega a qualquer lugar no Brasil, são sempre as mesmas: “vocês são lá da terra do Sarney, não é?”

Nada mais lastimoso do que ser maranhense sob o estigma do atraso social e da miséria política.

Enquanto vivemos e vemos mais uma vez a política dos carros de som fazendo toda a diferença, o povo, empobrecido pelo vampirismo oligárquico que nos massacra há mais de quarenta anos (somados os trinta anos de vitorinismo), padece mais uma vez pela chaga do voto de cabresto, que além da pouca amplitude política, mantém a relação podre de dependência com o poder econômico e da fétida promiscuidade com os magistrados do judiciário.
Maranhão, terra de um dono só, e de vários mandatários. Até quando continuarás sendo alvo de chacota dos mais abastados, e da vil ignorância de teus filhos?

Esse desabafo pode parecer inócuo aos olhos de nossos candidatos, mas é o mínimo de reação que o meu espírito de indignação por ora é capaz de oferecer.

Jorge Leão
Professor de Filosofia do IFMA – Campus Monte Castelo"

Um comentário:

  1. Marcos, voce poderia fazer uma apanhado do "VAI FAZER" da Roseana. Agora ela diz que vai fazer a 2 pontes ( uma so não dá), o metrô de superficie, o prolongamento da Litorânea e muitas outras açoes visando capturar o eleitor de São Luis, Em oito anos ela nunca pensou em fazer isto, agora como sabe que a solução do caos do transito em São Luis é um desejo da população, fica inventando estes "vai fazer". E o que é pior ´que ainda tem gente que acredita. É, mas que se pode fazer? Tem pessoas que acreditam em papai noel em gnomo e etc.

    ResponderExcluir