sábado, 21 de agosto de 2010

Vidigal critica aumento do valor da tarifa de energia elétrica da CEMAR

O candidato ao Senado, ministro Edson Vidigal, protestou neste sábado em Codó contra o aumento de 0,68% no preço da energia  elétrica cobrado pela Cemar, classificando o reajuste de um verdadeiro atentado ao bolso do maranhense, que já paga uma das energias mais caras do Brasil.

“Se já era um absurdo pagarmos  a terceira energia mais cara do País; agora, com a autorização de mais esse aumento, chegamos ao insuportável, e tudo pela completa ausência de representantes no Senado que defendam os interesses da nossa população”,  lamentou Vidigal.

O aumento foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Anaeel), agência reguladora que tem diretoria aprovada pelo Senado.

Vou promover audiências públicas, impor o controle da sociedade, para que as agências reguladoras funcionem, e não sejamos obrigados, de uma hora para outra, a pagar mais por uma energia, já  muito cara”, disse Vidigal.

Antes do aumento, que começa a vigorar a partir de 28 de agosto, a tarifa cobrada pela Cemar era de R$ 0,41113 o quilowatt-hora, uma vez e meia maior do que a cobrada pela  CEB, em Brasília, que é de R$ 0,26282

Vidigal ainda chamou a atenção para o aumento de 2,91% a 12,8% direcionado para as indústrias e grandes estabelecimentos e suas conseqüências danosas para todo o estado. Lembrou que as altas tarifas afastam possíveis investimentos de grandes empresas, geram desemprego e são repassadas, no final, para o consumidor.

“E mais uma vez somos nós que pagamos a conta”, indignou-se.

2 comentários:

  1. Muito bom, caro Vidigalm você ter levantado a questão da tarifa de energia cobrada pela CEMAR no Maranhão.

    Que ministro é esse, titular das Minas e Energia, colocado no cargo de maneira estratégica por José Sarney para defender os interesses apenas de Fernando Sarney, o rei do setor elétrico brasileiro.

    E os consumidores maranhenses como é que ficam. Não adianta, como diz a propaganda de Roseana, 500 mil maranhenses pequenos consumidores não pagarem as contas de energia e toda a classe média assumir a conta.

    Até hoje não ficou claro quem são os verdadeiro donos da CEMAR e muita gente acha até hoje que por trás desta privatização tem o dedo de Fernando Sarney.

    Pagar a quarta tarifa de energia do país para um povo que tem um dos menores pib per capita do país e ver um Ministro quieto que permite essa aberração é um acinte inaceitável.

    Se uma campanha de esclarecimento público for feito, acredito que esse tal de favoritismo de Lobão na luta por umma das duas vagas ao Senado pelo Maranhão se esvai.
    Inclusive porque o slogan da oposição na campanha eleitoral do Senado do Maranhão deveria ser: Vote em Lobão e coloque Edinho no Senado novamente.

    ResponderExcluir
  2. Não aguento pagar uma conta da Cemar tão cara. Chegou a hora de dar um basta nesta vergonha. E o ministro Lobão o que faz em Brasília? Porque ele não manda a ANAEL investigar esta história dos consumidores de São Paulo e de Brasília pagarem praticamente a metade da tarifa cobrada no Maranhão.

    Vai em frente Vidigal, levanta esta bandeira de luta, que você vai se dar bem nessa.

    ResponderExcluir