sábado, 28 de agosto de 2010

Zé Reinaldo critica pesquisa do Ibope e lembra eleição de 2006

O ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB), criticou a pesquisa do Ibope e comparou o cenário atual ao de 2006, quando os números divulgados pelo mesmo instituto apontaram vitória de Roseana Sarney em primeiro turno, realidade avessa à constatada no dia das eleições. A pesquisa de intenção de votos para governador do Maranhão, realizada pelo Ibope, foi divulgada ontem pela TV Mirante, de propriedade da família Sarney.

“Vamos dar seriedade ao nosso estado, vamos votar em quem tem compromisso. Vamos votar no Flávio Dino que é candidato a governador e vai vencer as eleições. Porque ela (Roseana Sarney) só cai e só Flávio cresce. Em 2006, o Ibope colocava: ‘Roseana ganha em 1º turno com 70%. Olha o desespero, vão colocá-la lá em cima e o Flávio lá em baixo. Mas é mentira, não acreditem. É essa brincadeira que atrapalha o Maranhão”, criticou o ex-governador, durante grande comício na cidade de Dom Pedro.

De acordo com a pesquisa, a candidata Roseana Sarney (PMDB) lidera a disputa com 47%. Em segundo está o candidato Jackson Lago (PDT) com 25%. Em seguida, Flávio Dino aparece com 13%. Tendo participado de outras pesquisas no estado, o Ibope tem um extenso histórico de erros nos prognósticos eleitorais no Maranhão.

Em 2008, por exemplo, o instituto realizou pesquisa em que apontava João Castelo (PSDB) com 46% das intenções de votos, enquanto Flávio Dino (PCdoB) aparecia com 24%. Ao término da apuração, Flávio Dino foi para o 2° turno com 34% dos votos. Ou seja, 10 pontos percentuais a mais que o índice previsto pelo Ibope.
BOICOTE

Zé Reinaldo voltou a criticar a falha na transmissão dos programas eleitorais de candidatos da oposição, em especial ao de Jackson Lago (PDT) e Flávio Dino. Na quarta-feira passada, um ruído impediu que os expectadores entendessem o áudio nos vídeos. “Eles comandam o sistema de televisão o ano inteiro e não deixam a gente falar. Na hora que podemos, também não deixam. É um povo que só vai no tapetão", disse Zé Reinaldo.

Em uma caminhada no Monte Castelo, uma senhora perguntou se tínhamos visto a propaganda em que ela [Roseana Sarney] cozinha carne moída e quiabo e comparou: ‘Nós somos a carne porque estamos moídos com o governo dela e quiabo porque estamos todos lisos’. Flávio é o candidato que o Maranhão está esperando, vamos dar uma chance ao nosso estado”, disse Zé Reinaldo.

Neste sábado, 28, os candidatos da Coligação Muda Maranhão participam de atividades nas cidades de Caxias, Coelho Neto, Parnarama e Matões. No domingo, uma grande carreata agitará as ruas da Cidade Operária, no retorno a São Luís.

2 comentários:

  1. O hilário, senão absurdo, é o instituto contratado pelo grupo do Zé Reinaldo, o famoso IPOPE/AMOSTRAGEM, é querer igualar os índices de intenção de voto do Dr. Jackson Lago e do deputado Flávio Dino. É como querer impor os seus anseios à realidade. Assim, a pesquisa de amanhã mostrará números que esse grupo quer porque quer fazer as pessoas acreditarem.
    Vão colocar empate técnico para o Dr. Jackson e o Flávio e a Roseana caindo uns 3 pontos.

    ResponderExcluir
  2. De tapetão esse Zé Reinaldo entende bem, pois é cria do Sarney. 2002 pode ser lembrado. Não houve segundo turno porque a candidatura do Ricardo Murad foi anulada conforme o interesse da oligarquia.
    Agora, ele e o seu candidato, estão apostando todas as suas fichas no indeferimento da candidatura do Dr. Jackson. Mas, acho que vão se dar muito mal.

    ResponderExcluir