quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Penitenciária Feminina de Pedrinhas foi inaugurada anteonten

Só agora de madrugada eu abri o site do governo de Roseana Sarney e li a matéria que vou reproduzir a seguir sobre a nova penitenciária feminina do Maranhão, que foi inaugurada na última segunda-feira.

Como eu já tinha adiantado em postagem anterior, a assessoria de comunicação do governo de Roseana sarney omitiu deliberadamemnte as seguintes informações essenciais para se entender melhor a questão prisional no Maranhão;

1) O projeto da construção do presídio feminino foi elaborado na gestão de Eurídice Nóbrega Vidigal, secretária de Segurança Cidadã do governo Jackson Lago;

2) O projeto foi aprovado pelo Ministério da Jutiça durante o mandato de Jackson Lago; e

3)Os recursos foram liberados ainda no governo Jackson e a secretária Eurídice já estava escolhendo o local para iniciar a construção da penitenciária feminina de São Luís.

Leia agora a integra da matéria do site do governo Roseana sobre a penitenciária feminina:

INICIADAS ATIVIDADES NA PENITENCIÁRIA FEMININA DE PEDRINHAS

Luciene Santos

A Penitenciária Feminina de Pedrinhas teve as atividades iniciadas na manhã desta segunda-feira (16). Localizada no km 14 da BR, em São Luís, a penitenciária possui ampla e moderna estrutura com capacidade para 210 detentas. Estiveram presentes na inauguração, os secretários de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, e da Mulher, Catharina Bacelar.

O centro ainda possui consultório médico, berçário, ala de lazer, lavanderias e cozinha industrializada. O presídio receberá mulheres da Grande São Luís que estiverem em situações provisórias ou condenadas. Aquelas em situação de regime semi-aberto irão permanecer no Centro de Reeducação e Inclusão Social de Mulheres Apenadas do Maranhão (Crisma).

“As internas terão mais condições de interagir com as demais, condições de confinamento, espaço e assistência especial às mães e aos filhos”, disse o secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, sobre os cuidados com as presidiárias.

“Para nós é um sonho colocar em funcionamento um espaço que pode acolher, de forma humanizada, as mulheres presas como manda a legislação”, enfatizou a secretária de Estado da Mulher, Catharina Bacelar.

Também esteve presente ao evento, o secretário adjunto de Administração Penitenciária, João Bispo Serejo; o delegado geral da Polícia Civil, Nordman Ribeiro; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco; além de representantes do sistema de Segurança do Judiciário e servidores penitenciários.

Sobre o trabalho de ressocialização, considerado um dos problemas mais graves no cenário social brasileiro, Catharina Bacelar disse existir planos de humanização que incluem oficinas de arranjo produtivo, em que as detentas realizam atividades e a produção é vendida. E todas as atividades poderão contribuir para progressão de pena.

Presa há 40 dias por tráfico de drogas, Eliandra Pereira Abreu, de 18 anos e grávida de oito meses, diz “aqui temos espaço adequado, e alas divididas, por exemplo, a área de fumantes é separada”.

Obra

A obra do Presídio Feminino teve duração de seis meses. Os 11 blocos divididos em áreas de saúde, convivência, reservatório, torre de observação, celas individuais, celas coletivas e espaço para funcionários foram construídos em uma área de 60 mil metros quadrados.

As celas coletivas abrigarão seis mulheres e possuem beliches, prateleiras individuais, mesa e lavatório, além de vaso sanitário feito de concreto de alta resistência e cuba inox. Já as individuais têm um solário e estão isoladas das demais celas por paredes e portas de aço. O novo estabelecimento também contará com uma creche com berçário, fraldário e área de amamentação destinada às internas que possuem filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário