sábado, 28 de agosto de 2010

Jackson Lago afirma que tem planos para conter fluxo migratório no MA

Em pelo menos dois momentos na noite de ontem o ex-governador Jackson Lago (PDT) certificou-se da coincidência entre o dever ético de reapresentar seu nome para disputar as eleições em outubro e a vontade de grande parcela da população em revalidar seu voto manifestado desde 2006. Foi durante os comícios realizados nos municípios de Pastos Bons e São João dos Patos, ambos rivalizando entre si sobre o maior público presente.



Jackson Lago em Pastos Bons juntos com os candidatos a senador Edson Vidigal e Roberto Rocha


Ao público, formado em grande maioria por jovens, o candidato da coligação “O Povo é Maior” (PDT/PSDB/PTC) acentuou sua proposta de governo voltada para o desenvolvimento, com consciência da promoção da justiça social. Referiu-se, sobretudo, à contenção das ondas migratórias que assolam municípios maranhenses onde a ausência do poder público contribuiu para a quase crônica estagnação econômica.

“As famílias maranhenses, principalmente desta região do sul do Estado, não mais suportam perder seus filhos que partem em busca de oportunidades”, afirmou Jackson. Para o candidato ao governo, a ausência de políticas determinadas a alavancar a economia do Estado anos a fio fez com que o maranhense deixasse sua terra natal em caravanas.

“Lembro-me que na minha infância em Pedreiras, recebíamos um grande número de nordestinos que vinha para aqui procurar trabalho e o sustento às suas famílias. Nas últimas décadas passamos a utilizar a contramão do desenvolvimento, expulsando o maranhense do Maranhão”, ressaltou o pedetista.

Para Jackson Lago muitas vezes é necessário que Estado interfira no mercado com pequenas ações para assim promover a economia de um conjunto de municípios. Para a grande multidão presente na Praça Diolino, no Poeirão, o candidato citou a construção da estrada entre Pastos Bons e Sucupira do Norte, um trecho de apenas 25 quilômetros, que constava nos planos da segunda metade de seu governo. A estrada faz parte do rol de conquistas que o vereador Gonzaga, o Dada, um eleitor de Jackson Lago, incorporou entre suas lutas no município.





Em São João dos Patos, o universitário Josué (UEMA) verbalizou sua ansiedade, semelhante a de outros jovens do município e da região, num manifesto pela volta de Jackson Lago ao governo do Estado. Recebido em uma grande, carreata organizada pelo candidato a deputado estadual Neto Evangelista (PSDB), e por Paulo do Zeca, ex-candidato a prefeito do município, Jackson Lago (foto acima) ratificou ações do Plano de Ação Imediata para milhares de pessoas.

Em municípios como São Domingos do Azeitão, Pastos Bons e São João dos Patos o fluxo migratório é constante e crescente. É justamente às sextas-feiras, que ônibus fretados e outros de linha partem carregando jovens em idade economicamente ativa para o sudeste do país. O destino tem se ampliado. Além de São Paulo, espécie de Meca da emigração maranhense, muitos descobriram recentemente outro destino: a indústria de confecção de Blumenau (Santa Catarina).

“Muitos desses jovens deixam suas casas, seu lar e família, sem qualquer qualificação profissional. Encontram dificuldades em outras terras, distantes de seu lar. Por isso, precisamos de uma urgente atenção à educação, a profissionalização de nossa juventude para não nos dispersarmos”, destacou o candidato.

2 comentários:

  1. isso é verdade falta de emprego e universidades que só colaboram para o pessimo desemvolvimento do nosso estado

    ResponderExcluir
  2. Gesiel Gomes Oliveira

    Meu Caro amigo, comento em seu blog pra pedir que mude o nome do Universitário da UEMA que declamou e falou a favor de Jackson Lago, pois esse universitário fui eu mesmo, peço que faça a retificação colocando o meu nome ao invés de Josué como foi colocado.

    ResponderExcluir