quinta-feira, 15 de julho de 2010

É assim que Roseana Sarney cuida das pessoas?

Um verdadeiro absurdo e falta de humanidade está sendo cometida pelo governo de Roseana Sarney na capital maranhense.



Roseana Sarney, José Márcio Leite e Ricardo Murad na inauguração da UPA do Iaqui-Bacanga


Simplesmente a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Itaqui Bacanga, inaugurada no último dia 21 de Junho e sob a administração da Secretaria de Estado da Saúde, não recebe em suas dependências pacientes transportados pelas 22 ambulâncias da SAMU de São Luís, administrado pela Secretaria de Saúde da capital.

Em todo o Brasil a rede de UPA’s trabalha de forma sincronizada com as ambulâncias do SAMU e tanto as UPA’s como os SAMU’s são administrados pelas secretarias municipais de saúde das cidades onde funcionam.

O Maranhão é uma exceção. Foram gastos cerca de R$ 4 milhões na construção da UPA do Itaqui-Bacanga, sendo metade dos recursos provenientes da União e a outra metade pelo governo do Maranhão.




Fachada da UPA do IOtaqui-Bacanga em São Luís


São atendidos cerca de 500 pacientes por dia na única UPA construída na capital maranhense que recebe apenas pacientes que chegam sozinhos ou com familiares e ou amigos, através de uma demanda espontânea.

O mais trágico desta situação é que quando a UPA do Itaqui-Bacanga recebe pacientes em estado mais grave que necessitam realizar um procedimento médico ou cirurgia mais complexa, a administração da UPA não pensa duas vezes: coloca o paciente em uma ambulância e o transfere de imediato para o Socorrão 1, no centro de São Luís, ou para o Socorrão 2 na Cidade Operária.

Enquanto isso os dois socorrões municipais da capital maranhense recebem em média vinte ambulâncias cada com pacientes graves do interior do Estado, a maioria vinda de municípios dirigidos por aliados ou membros de grupo da governadora Roseana Sarney. Cerca de 60% dos atendimentos feitos diariamente pelos dois socorrões da capital são pacientes vindos do interior do Estado em ambulâncias, carros particulares ou em vans e ônibus.

Com certeza esta orientação de não receber pacientes transportados em ambulâncias da SAMU de São Luís deve ter vindo da cabeça de Ricardo Murad, um político que raciocina, atua, pensa e age com base na mesquinharia, na perseguição política e no revanchismo exarcebado, condições completamente inadequadas para quem dirigiu uma Secretaria Estadual de Saúde.

Como ele era o secretário de abril de 2009 a abril de 2010 e conseguiu derrubar seu sucessor, o médico Luís Alfredo, para colocar um preposto, o médico José Márcio Leite, a orientação só pode ter sido dada por ele.

E o mais engraçado e trágico em tudo isso é que na propaganda do “novo governo” do Maranhão a própria Roseana Sarney mente descaradamente ao afirmar que gosta de trabalhar em parceria com os prefeitos do PSDB, PDT e PSB.

Se parceria for recusar paciente em estado grave só porque são transportados por ambulância da SAMU de São Luís, imaginem o que acontecerá quando ela começar a perseguir seus adversários políticos.

Pena que um profissional do quilate, da competência e da seriedade do médico José Márcio Leite aceite desempenhar o papel de verdadeiro carrasco de milhares de humildes ludovicenses que morem na área do Itaqui-Bacanga e tenham o azar de quebrar uma perna ou braço, ser atropelado. se acidentar, levar um tiro ou facada e chamem uma ambulância do SAMU pelo 192.

Na UPA do Itaqui-Bacanga eles não serão atendidos.

É assim que você, Roseana, cuida das pessoas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário