terça-feira, 13 de julho de 2010

Salvem a iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani!

O blog do jornalista Josuér Moura, de Imperatriz, uoblicou hoje matéria sobre o drama vivido por uma mulher iraniana, Sakineh Mohammadi Ashtiani, que escapou da morte por apedrejamento.

Leai a matéria do amigo Josué Moura:

"Graças a protestos globais a iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani acabou de escapar da morte por apedrejamento.

Ela ainda poderá ser enforcada, mas a execução por apedrejamento continua. Agora mesmo outras 15 pessoas estão no corredor da morte aguardando serem apedrejados, onde as pessoas são enterradas até o pescoço e pedras enormes são jogadas nas suas cabeças.



O perdão parcial a Sakineh (foto à esquerda), fruto dos esforços dos seus filhos em gerar uma pressão internacional, mostrou que se nós nos unirmos manifestando o nosso horror, nós poderemos salvar a vida dela e acabar com o apedrejamento de uma vez por todas.



Sakineh foi condenada por adultério, assim como as outras 12 mulheres e um homen, que aguardam o apedrejamento. Mas os seus filhos e um advogado diz que ela é inocente e que ela não teve um julgamento justo, dizendo que a sua confissão foi forçada e como ela só fala azerbaijano, ela não entendeu o que estavam perguntando no tribunal.

Apesar do Irã assinar a convenção da ONU que requere que a pena de morte seja usada somente para os “crimes mais sérios” e apesar do parlamento iraniano passar a lei banindo o apedrejamento ano passado, o apedrejamento por adultério continua.

Os advogados de Sakineh dizem que o governo iraniano “está com medo da reação pública no Irã e da atenção internacional” para acabar com o apedrejamento. E depois dos Ministros da Turquia e do Reino Unido se declararem contra a sentença de Sakineh, ela foi suspensa.



Uma iraniana simulando uma execução em Bruxelas protesta a morte desumana por apedrejamento. Foto: Thierry Roge/Reuters



Os corajosos filhos de Sakineh estão liderando uma campanha internacional para salvar a sua mãe e acabar com o apedrejamento. Uma comoção internacional agora pode acabar com esta punição terrível.

Assine a petição para salvar a Sakineh, vamos nos unir hoje ao redor do mundo para acabar com esta brutalidade da morte por apedrejamento:

Clique aqui para assinar a petição:http://www.avaaz.org/po/stop_stoning/?vl

Nenhum comentário:

Postar um comentário