sábado, 17 de julho de 2010

Flávio Dino, Zé Reinaldo, Bira do Pindaré e Domingos Dutra em Coroatá

A passagem da comitiva de Flávio Dino, Zé Reinaldo e vários candidatos a deputado do PT como Domingos Dutra e Bira do Pindaré pela cidade de Coroatá ontem teve um simbolismo muito grande para a oposição ao grupo Sarney no Maranhão.

O prefeito da cidade é Luís da Movelar que foi eleito a primeira vez em 2004 com apoio decisivo da então primeira-dama do Maranhão, Alexandra Tavares. Em 2006 Movelar apoiou Jackson Lago para governador e Washington Oliveira, do PT, para deputado federal, que acabou obtendo oito mil votos naquela cidade.

Em 2007 Movelar se filiou ao PDT e se reelegeu prefeito em 2008 com total apoio do então governador Jackson Lago. Com a cassação judicial de Lago em 2009, Movelar não aguentou a pressão e passou a apoiar o governo da biônica Roseana Sarney, através de influência de Washington, do PT.

Foi exatamente neste momento da vida política de Movelar que seu calvário começou. Mesmo tendo ido para a base aliada de Roseana, com a posse dela em abril de 2009, Movelar começou a ser implacavelmente persaeguido pelo todo poderoso Secretário Estadual de Saúde e cunhado de Roseana Sarney, Ricardo Murad, que tem em Coroatá seu berço político e principal base eleitoral.

Murad fechou o único hospital estadual da cidade, o Hospital Regional Alexandre Trovão, localizado no bairro da Trzidela, que atendia bem as necessidades da população daquela cidade e praticamente impediu a chegada ao município de recursos e convênios com o governo estadual.

Murad usou de sua influência em Brasília para tentar impedir ou atrasar a chegada de recursos federais dos vários programas sociais do governo Lula pra Coroatá.

Para completar a perseguição política a Movelar, Ricardo incluiu as cidades de Alto Alegre, Peritoró e Timbiras, todas ao redor de Coroatá, na relação de 64 municípios maranhenses que receberão hospitais novos com vinte leitos.

O hospital estadual de Coroatá foi fechado para reforma há oito meses e praticamente demolido. A reforma não foi iniciada e nem acontecerá até o final de 2012, ano de eleição municipal onde Movelar terá que indicar um nome para sucedê-lo.

Movelar está em um a sinuca de bico: se ajudar Roseana a se reeleger com os votos que possui em Coroatá, a reforma do hospital não acontecerá até 2012 e Roseana dará total apoio político ao candidato do grupo de Murad nas eleições municipais de 2012 na cidade.

Por ironia do destino as únicas duas chances de Movelar eleger seu sucessor em 2012, conseguir reformar o Hospital Regional Alexandre Trovão e receber recursos estaduais e a liberação de verbas através de convênios assinados e até agora não cumpridos, será com a eleição de Jackson Lago ou Flávio Dino para governador do Maranhão.

Se Reoseana conseguir se reeleger agora em 2010, inclusive com a ajuda de Luís da Movelar, Coroatá ganhará dois belos presentes de grego: será mais perseguido ainda por Ricardo Murad e a reforma do Hospital Regional Alexandre Trovão só será realizada se o candidato de Murad vencer a eleição para prefeito da cidade em 2012. Quem viver verá!

A visita de Flávio, Zé reinaldo, Bira e Dutra a Coroatá

Em visita à cidade de Coroatá, na manhã de ontem o candidato do PC do B ao governo do Maranhão, Flávio Dino, reafirmou o seu compromisso com a saúde. Ele visitou o Hospital Regional Alexandre Trovão, localizado no bairro da Trizidela, e criticou a situação da saúde no município de Coroatá. Referência para a cidade e diversos municípios vizinhos, o hospital está fechado há oito meses.

Dino criticou a situação da saúde no município. "A situação da saúde hoje está abandonada. O maranhense precisa usar o sistema de saúde de outros estados porque o Maranhão não atende às suas necessidades. É uma situação vergonhosa e sinal de falta de vontade política" denunciou o candidato.

No plano de governo elaborado pela chapa 65 ao governo do estado, a saúde foi considerada uma das áreas prioritárias. Ao longo dos meses de pré-campanha, foram feitas reuniões com diversos especialistas na área, para a elaboração de um programa de governo que fosse exeqüível e atendesse às necessidades da população.

Dino e Zé Reinaldo também visitaram o local onde será inaugurado o comitê da chapa majoritária no município. No início da manhã, participaram de uma caminhada com os moradores da cidade, além de diversos militantes e candidatos a deputado federal e estadual. O candidato da coligação PC do B, PSB e PPS recebeu ainda o apoio de quatro vereadores da cidade: Ciba, Gilmar, Diogo e Zé Filho.




Zé Reinaldo, de camisa branca, Flávio Dino, Bira do Pindaré e Domingos Dutra ontem de manhã, na caminhada pelo centro de Coroatá


Ao longo do dia, ele e Zé Reinaldo receberam o apoio da diversos moradores da cidade. A aposentada Rosilda, que mora no bairro da Trizidela, esperou na cabeceira da ponte da cabeceira do Rio Mearim para ter a oportunidade de cumprimentar os candidatos. "Vou votar no Flávio Dino porque ele é o melhor. Conheço o trabalho e a trajetória política dele e já fiz minha escolha", disse ela.

O estudante Daniel é de Peritoró, mas foi até Coroatá para acompanhar a atividade. Ele disse que acompanha a carreira de Flávio desde o trabalho na Câmara dos deputados e tem ficado bastante satisfeito com a atuação do parlamentar. "Vou votar no Flávio porque ele fez um ótimo trabalho na Câmara dos Deputados. É um dos melhores deputados deste país. É hora de ele voltar para fazer o mesmo trabalho de qualidade no Maranhão", disse Daniel.

Dino agradeceu o apoio dos presentes. "A população de Coroatá está presente e ouviu o nosso recado. Temos o apoio dos empresários, dos comerciantes, dos trabalhadores do comércio, da juventude, dos idosos, dos trabalhadores rurais. A população de Coroatá embarcou conosco na trajetória para renovar o Maranhão. E nós estamos defendendo que Coroatá continue a se desenvolver", disse Flávio Dino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário