sábado, 24 de julho de 2010

Jackson faz grande carreata em Pedreiras e no Médio Mearin

O candidato Jackson Lago (PDT), foi recebido com grande entusiasmo na região do Médio Mearim. Por onde passou recebeu apoio da população e de lideranças políticas. A visita a cinco municípios da região teve início ontem pela manhã na cidade de Pedreiras, terra onde Jackson nasceu no bairro dos Engenhos.

A programação se estendeu por quatro outros municípios: Trizidela do Vale, Bernardo do Mearim, Igarapé do Meio e Lima Campos.

Ficou clara a diferença entre o governo de Jackson Lago e o do grupo Sarney que há anos manda no Maranhão e durante seis anos mandou no Brasil”, desabafou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Joselândia, João Firmino da Silva, o João Mundoca.

Mundoca participou do grupo de pessoas que recepcionou o candidato em São Raimundo, no povoado Pacas, exatamente onde foi interrompida a construção da estrada ligando Pedreiras a Joselândia.

Jackson chegou a São Raimundo acompanhado pelos candidatos ao Senado, Edison Vidigal e Roberto Rocha, ambos do PSDB; da deputada estadual Graça Paz (PDT), do deputado federal Carlos Brandão (PSDB) e do candidato a deputado federal Simplício Araújo (PPS), além de dezenas de lideranças políticas regionais como Paulo Maratá, Marcílio Lira, Tavinho, Kariadne, entre outros.

Jackson Lago falou sobre a interrupção das obras de pavimentação da estrada de Pedreiras a Joselândia. Iniciada na sua gestão e suspensa desde que foi afastado do governo, a rodovia estadual com 56 KM de extensão foi anunciada como parte do plano rodoviário do atual governo.

Prometida para ser entregue em novembro do ano passado, somente esta semana máquinas iniciaram os trabalhos de raspagem no local.

“As coisas começavam a se organizar no Estado quando veio o golpe que desrespeitou a vontade da população. Estávamos reorganizando economicamente o Estado a partir da sua divisão em 32 regiões de desenvolvimento”
, assinalou Jackson ao grupo presente em São Raimundo, sob a sombra de uma amendoeira empoeirada, à margem da estrada de barro.

Entre as prioridades para o Médio Mearim do governo Jackson estava e ainda permanece como plano de governo a construção de um Hospital Socorrão em Pedreiras para atender a população da região. Fazia parte dos cinco Socorrões que seriam instalados em pontos estratégicos para atender todo o Estado.

Na gestão do pedetista foram repassados ao município de Pedreiras mais de R$ 15 milhões para serem aplicados exclusivamente na área da saúde, entre os anos de 2007 e 2008.

Minha Casa

No Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Trizidela do Vale, Jackson ratificou seu comprometimento na valorização da agricultura familiar. O presidente do sindicato, João Ferreira, observou que a representação dos trabalhadores teve espaço no governo do pedetista a partir da indicação do secretário de Agricultura: o líder sindical e deputado estadual Domingos Paz (PSB).

Com mais de 4 mil filiados, o sindicato foi o principal apoio aos moradores do município que tiveram suas casas destruídas pelas enchentes em 2009. Cerca de mil casas dos bairros Baixada, Jerusalém e Centro desabaram com a enchente do Mearim. Até hoje eles aguardam a ajuda prometida do governo federal.

Em Pedreiras, Jackson iniciou a segunda etapa do seu itinerário de campanha eleitoral. Moradores como Maria da Conceição Costa, do bairro Aeroporto, alimentam esperança de participar do programa Minha Casa, Minha Vida. “Eles estão construindo umas casas que prometem entregar até outubro. Mas a prefeitura inscreveu somente aqueles que ela mesma escolheu”, reclama Conceição Costa.

Há dois meses sem luz em casa, a lavradora disse que outros moradores de Trizidela do Vale reclamam da CEMAR. “Eles dizem que meu consumo é alto. Só tenho uma geladeira e uma televisão. Nem aparelho de som eu tenho”, relata. Segundo ela a média da conta tem sido em torno de R$ 60,00. “Esses programas de ajuda aos pobres só existem na televisão. Lá em casa nem água tem. Estão prometendo agora, no tempo das eleições”, conclui.

Carreata recorde

A visita ao Médio Mearim culminou com a maior carreata já realizada até o momento na região. Mais de cem veículos, entre motos e carros, iniciaram a passeata em Igarapé Grande no meio da tarde de sexta-feira, num percurso de cerca de 30 quilômetros. O ex-prefeito do município, Breado, e várias lideranças igarapegrandenses recepcionaram na entrada da cidade o candidato Jackson Lago e comitiva. Em frente ao mercado público municipal, Jackson discursou para o público formado na maioria por jovens.


“Eles cassaram meu mandato porque não aceitaram um governo que tivesse participação popular. Mas, se vocês desejarem retornarei ao comando do Estado para promovermos as transformações que iniciamos no curto período que estivemos no governo”
, destacou Jackson.



Acima o carro que liderou a carreata com a deputada Graça Paz, o candidato a deputado federal Simplício Araújo, Jackson Lago, Edson Vidigal e Roberto Rocha. Abaixo centenas de motos participaram da carreata de Jackson.




A carreata passou por dois outros municípios antes de chegar a Pedreiras. Em Bernardo do Mearim ganhou a adesão do ex-candidato a prefeito Wanderson Castro, e dos vereadores Nilza, Isaac Pereira, Flávio, além de várias lideranças comunitárias. Na medida em que trafegava pelas estradas e cidades do Médio Mearim a carreata de Jackson foi crescendo e quando chegou a Pedreiras já eram mais de 500 carros e motocicletas, além de centenas de bicicletas.



No retorno a Pedreiras outros candidatos se integraram à comitiva. No clube W10, no centro da cidade, Jackson Lago participou do lançamento da candidatura de Simplício Araújo (foto acima), empresário pedreirense defensor da renovação política no Estado.

O último compromisso do candidato foi em Lima Campos. Já ontem à noite Jackson foi recebido por um grande número de jovens que o aguardavam no Clube Forró do Dó. Superando desavenças e ranços políticos, o candidato ao governo pela coligação “O Povo é Maior”, ressaltou a parceria com as prefeituras que pretendeu estabelecer em seu governo. O deputado federal Julião Amim (PDT) esteve na reunião que teve grande participação popular.




Jackson encerrou a programação de ontem participando de uma reunião à noite em Lima Campos


“Não enxerguei cores partidárias naqueles que me buscaram para contribuir, para ajudar a retirar a população do atraso a que estão condenadas há quase meio século. Essa é minha proposta de governo, uma proposta de Estado democrático e de direito dos todos os cidadãos”, resumiu Jackson Lago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário