Brasília, 26 de julho de 2010.
Senhor Diretor,
Repudio, por inverídicas e fantasiosas, as acusações e insinuações que contra mim são feitas nas reportagens que esse jornal publicou, de forma sensacionalista, em suas duas últimas edições (dias 25 e 26 de julho de 2010), a respeito do garimpo de Serra Pelada.
A partir da constatação de um fato óbvio – o meu apoio aos mais de 50 mil pobres garimpeiros (60% dos quais, maranhenses) abandonados à própria sorte desde o fechamento do garimpo de Serra Pelada – , o jornal faz ilações falsas e insinuações maldosas, com o objetivo claro de me atingir, justamente quando estou dedicado à campanha pela minha reeleição, na condição de candidato líder em todas as pesquisas.
Portanto, em nome da verdade, é preciso esclarecer que:
1 – No apoio à luta dos garimpeiros, assim como em toda a minha atividade de homem público, minha atuação foi sempre marcada pela legalidade, transparência e correção.
2 – É falso que eu tenha articulado operação para exercer qualquer tipo de controle sobre o garimpo ou, ainda, que tenha cabos eleitorais pagos por quem quer que seja. Também nada tenho a ver com empresas de fachada ou não, abertas no Brasil ou no exterior com esse objetivo.
3- A decisão de contratar a mineradora, com a qual não tenho a mínima relação, foi de inteira responsabilidade da Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), no exercício de sua autonomia, e ocorreu muito antes que eu fosse ministro. A portaria de concessão de lavra, emitida pelo Ministério de Minas e Energia, incluiu, por minha sugestão, um Termo de Compromisso para preservar os interesses dos garimpeiros frente à mineradora. O não cumprimento desse termo importará na cessação da eficácia da referida concessão. Em defesa dos direitos dos garimpeiros, e apenas deles, a esse ponto chegou-se.
4 – É igualmente falso que eu tenha atuado em bastidores. O que fiz foi às claras, para ajudar os garimpeiros que descobriram o ouro de Serra Pelada, na luta – antiga, e não recente – pelo direito de retomada da exploração do garimpo. A Vale, detentora dos direitos sobre a área, não precisou ser convencida por ninguém da importância da decisão de ceder a esses milhares de brasileiros uma área que não lhe fazia falta. A própria reportagem registra depoimento de dirigente da empresa demonstrando absoluto desinteresse pela exploração do ouro, atividade que, para ela, seria antieconômica.
5 – Foi a Justiça que determinou intervenção no garimpo, para apaziguar conflitos. Guilherme Ventura, mencionado na reportagem do dia 26, é coronel do Exército e cidadão de grande conceito por sua seriedade, e, por isso, foi nomeado pela própria Justiça, por um curto período, até a realização de eleições na cooperativa.
6 – Não tenho “grupo” nem “esquema” em Serra Pelada. O meu grupo são todos os garimpeiros que viveram o sonho da prosperidade com a descoberta do ouro e foram depois abandonados.
7 – Nesse processo, não defendo interesses de quem quer que seja, a não ser os dos próprios garimpeiros e suas famílias.
8 – Informo que, contra as inverdades das mencionadas reportagens, as quais foram largamente difundidas na Internet e em jornais a serviço de meus adversários políticos no Maranhão, estou analisando com minha assessoria as medidas a adotar em defesa da minha honra, de minha imagem política e do meu conceito de homem público e cidadão, violentamente agravados.
9 – Por fim, peço a publicação desses esclarecimentos.
Atenciosamente,
Senador Edison Lobão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns Estadão pelas matérias publicadas sobre serra pelada, o senador Lobão é muito cara de pau ao tentar justificar o injustificavél, ele pensa que todos são iguais... Marcos vc é pau mandado igualmente o outro oportunista e puxa saco do Toni D ... se a cvrd devolveu á área´por que não era lucrativa os garimpeiros foram enganados mais um vez.
ResponderExcluirNão dá pra levar a sério a nenhuma palavra desse pau-mandado do sarney, como um ministro vai a um encontro com garimpeiros, "contratados" por ele, que o chamam de patrão e não sabe distinguir "lobbystas" de uma mineradora gringa!!! Será que todo mundo é tão igual assim!!! Só se for na terra do chefe dele, o maranhão, que é o maior Estado exportador de pobres do país!!! só assim eles conseguem diminuir o numero de miseráveis!! Já a Corrupção só aumenta, no TSE de lá aboliram a Lei dos Ficha-Limpa, apesar da orientação dos Tribunais superiores!!! o filho do sarney tá liberado!!! o pt maranhense tá enquadrado de rabo entre as pernas e agora o ouro tá dominado!!! Querem transformar o Brasil, num imenso Maranhão e parece que estão conseguindo, tá uma desmoralização só!!!
Não dá pra levar a sério a nenhuma palavra desse pau-mandado do sarney, como um ministro vai a um encontro com garimpeiros, "contratados" por ele, que o chamam de patrão e não sabe distinguir "lobbystas" de uma mineradora gringa!!! Será que todo mundo é tão igual assim!!! Só se for na terra do chefe dele, o maranhão, que é o maior Estado exportador de pobres do país!!! só assim eles conseguem diminuir o numero de miseráveis!! Já a Corrupção só aumenta, no TSE de lá aboliram a Lei dos Ficha-Limpa, apesar da orientação dos Tribunais superiores!!! o filho do sarney tá liberado!!! o pt maranhense tá enquadrado de rabo entre as pernas e agora o ouro tá dominado!!! Querem transformar o Brasil, num imenso Maranhão e parece que estão conseguindo, tá uma desmoralização só!!!