domingo, 18 de julho de 2010

Roseana Sarney inaugura comitê eleitoral em hospital desativado de Pinheiro

O amigo blogueiro John Cutrim publicou hoje uma interessante postagem sobre o pouco caso que a biônica Roseana Sarney faz da saúde pública no Maranhão.

Desta vez ela se excedeu ao inaugurar comitê de campanha na cidade de Pinheiro no mesmo local onde funcionou um hospital conveniado com SUS. O hospital, de propriedade do ex-prefeito José Genésio, foi fechado pelo fato do prefeito que o sucedeu, Filuca Mendes, atual coordenador da campanha de Roseana na Baixada, ter descredenciado o hospital de Genésio com o apoio de Roseana e ricardo Murad,

Leia a postagem de John Cutrim:

"Durante sua passagem por diversos municípios da região do Alto Turi e da Baixada Ocidental Maranhense, entre os dias 15 e 16 deste mês, a candidata do PMDB ao governo do Estado, Roseana Sarney, visitou a cidade de Pinheiro e, na oportunidade, inaugurou seu comitê eleitoral regional. Para surpresa geral e espanto dos moradores presentes no ato, o QG eleitoral de Roseana foi montado nas antigas instalações da Policlínica Pinheirense, de propriedade do ex-deputado Zé Genésio, adversário ferrenho dos Sarneys.

Para quem prometeu construir 64 unidades de 20 leitos no interior do Maranhão – desses, inaugurado apenas um em Lago dos Rodrigues e ainda com a energia interrompida e equipamentos defeituosos – é uma tremenda incoerência Roseana ocupar um hospital para servir de comitê político para sua campanha. Abrindo pela metade um e deixar inoperante na totalidade o outro para fins eleitoreiros, a governadora continua com um ernorme saldo negativo com a saúde do Estado. Os interesses pessoais de Roseana continuam acima do bem público.




O comitê eleitoral de Roseana Sarney em Pinheiro funciona na antiga sede da Policlínica Pinheirense, descrendenciada do SUS por Filuca Mendes, atual coordenador da campanha de PMDB na cidade


O processo de fechamento do hospital de Pinheiro se deu por descredenciamento do SUS pelo então prefeito Filuca Mendes (Secretário de Cidades do Estado), deixando milhares de pinheirenses sem atendimento médico. Logo após o descredenciamento e por leilão da Justiça do Trabalho, o prédio foi comprado por um ‘testa-de-ferro’ de Filuca, conhecido por “Manuel da Brahma” – que agora alugou o prédio para funcionar o comitê roseanista.

População desaprova

Entre a população de Pinheiro, as opiniões divergem quanto a instalação do comitê de Roseana no hospital. Alguns acharam o fato natural, entretanto para a grande maioria dos pinheirenses, o fechamento do hospital prejudica o atendimento médico. Eles lembram que o governador deposto Jackson Lago assinou um convênio para construir um hospital de urgência e emergência de Pinheiro, recursos estes bloqueados por Roseana. E vão além: protestam que a governadora não fez nada até agora pela saúde da cidade.

Socorrão de Pinheiro

Após ocupar o governo do Estado, Roseana Sarney cancelou o convênio para o Socorrão da Baixada em Pinheiro e sequestrou dos cofres do município recursos na ordem de R$ 12 milhões de reais deixados em conta pelo governador Jackson Lago, que a exemplo do hospital de Presidente Dutra, pretendia implantar a regionalização da Saúde no Estado.

Durante a organização de uma carreata a governadora recebeu a informação de que o prefeito de Pinheiro, Zé Arlindo, não participaria do evento em represália ao tratamento que vem recebendo do governo do Estado. O deputado Penaldon Jorge reclamou pessoalmente a Roseana Sarney que Filuca Mendes e seu filho deputado Vitor Mendes estariam prejudicando a administração municipal. O parlamentar protestou dizendo que não existe uma obra com recursos estaduais no município.

Mais tarde, os vereadores que dão sustentação política ao prefeito Zé Arlindo, em reunião reservada com ele, declararam apoio à candidatura de Jackson Lago, logo após saberem que a agenda oficial da campanha de Roseana seria comandada por Filuca Mendes."

Nenhum comentário:

Postar um comentário