sábado, 3 de julho de 2010

Historiador Marco Antônio Villa analisa pesquisa Datafolha

O professor de História da Universidade Federal de São Carlos/SP, Marco Antônio Villa, postou ontem em seu blog uma suscinta análise do resultado da pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha.

Um dos mais conceituados historiadores do Brasil na atualidade, Villa ao final do texto afirma que se a campanha de Serra concentrar esforços no conhecido trio de ferro, composto por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, e chegar a 50% das intenções de votos na região Sudeste poderá vencer o pleito no segundo turno, independente da votação de Dilma nas regiões Nordeste e Norte.


"O Datafolha de hoje deu Serra com 39% e Dilma com 38%. Estão empatados. Aquela conversa de que a Dilma ganharia no primeiro turno, como eu já tinha escrito, não passa de bobagem. Ninguém vai ganhar no primeiro turno. Teremos um segundo turno disputadíssimo e um vencedor por uma margem muito pequena.

A pesquisa pode representar uma virada de página, depois de dias e dias de enorme confusão entre os oposicionistas. Mas também não é para ser comemorada como uma grande vitória. Mostra que o candidato Serra é o único - no campo oposicionista - que pode enfrentar Lula. Pois, sabemos (e o próprio presidente disse), Dilma é o codinome de Lula na eleição de 2010.

Agora, a oposição tem de se convencer que a campanha começou, ainda que timidamente, e que não pode ser vítima de fogo amigo a cada semana. Dilma continuará seu périplo, evitando entrevistas e nem querendo saber de debates. Deve, nestes dias, colar a sua imagem a de Lula. vai tentar associar uma eventual vitória da seleção a Lula e a ela. Vamos ver várias fotos da ex-ministra "vibrando" com a seleção e até com a camisa "canarinho".

Analisando as regiões, a pesquisa reforça a interpretação de um país eleitoralmente partido. Serra tem 50% dos votos do Sul e 43% do Sudeste. Para ganhar tem de ampliar a diferença especialmente no Sudeste. Se passar dos 50% gahará a eleição independentemente da derrota no Nordeste e Norte. Concentrar a campanha no "triângulo de ferro" da política brasileira pode ser o segredo da vitória."

2 comentários:

  1. Vc poderia dar uma mãozinha para nós brasileiros e publicar o alerta do Villa (puxão de orelha) para a oposição.
    Conciso e direto:
    http://www.marcovilla.com.br/2010/07/voltado-ao-problema-das-enchentes.html
    http://www.marcovilla.com.br/2010/07/fazendo-politica.html

    ResponderExcluir
  2. Off Topic
    Parece que o amor de Lula é mto maior pelos países africanos. As desgraças q acontecem no Brasil ele saúda do helicóptero.

    #LULA anuncia neste sábado perdão da dívida de US$ 3,5 bilhões de Cabo Verde
    http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/07/02/economia,i=200625/LULA+ANUNCIA+NESTE+SABADO+PERDAO+DA+DIVIDA+DE+US+3+5+BILHOES+DE+CABO+VERDE.shtml

    Costa do Marfim: País africano tem alto índice de desemprego e infraestrutura arcaica, mas segundo o cônsul Tibe Bi Gole Blaise, essa história está mudando. E com o auxílio do Brasil!
    http://racabrasil.uol.com.br/cultura-gente/144/artigo175996-1.asp

    ResponderExcluir