domingo, 25 de julho de 2010

Zé Reinaldo homenagea Mané da Conceição

O líder camponês Manoel da Conceição, uma das maiores expressões em defesa na reforma agrária do Brasil, completou ontem 75 anos e recebeu homenagens dos candidatos da coligação "Muda Maranhão".

As demonstrações de carinho ao homem que ajudou a construir PT aconteceram durante um almoço comemorativo no Centro de Estudos de Trabalhador Rural (Centru), na cidade de João Lisboa.

O ex-governador do Maranhão, José Reinaldo Tavares (PSB), esteve junto com Flávio Dino (PCdoB), visitando o aniversariante e disse ser admirador da segurança e determinação de Manoel.

Manoel Conceição Santos, o Mané, como prefere ser tratado, foi lembrado por ser fonte de inspiração da luta dos trabalhadores rurais do país, pelo seu empenho em ajudar a construir um dos maiores partidos de esquerda do Brasil e, também, por incentivar o movimento de resistência contra a ditadura.

Falar de Manoel da Conceição emociona. Ele começou essa luta gigantesca e só nos cabe homenageá-lo. Estive na greve de fome, que comoveu todos nós e vi sua segurança e determinação. Um homem entregue completamente a uma luta, uma ideologia. Ele luta e sabe que é difícil porque sofreu com ela. É esse homem incomparável, essa legenda que temos que homenagear”, disse Zé Reinaldo ao aniversariante.

O ex-governador do estado assumiu um compromisso com Manoel da Conceição se eleito Senador pelo Maranhão. “Se tiver recebido a vontade do povo do Maranhão, continuaremos esta luta para reduzir os níveis de pobreza do nosso estado. Todos que querem essa mudança temos o Manoel como símbolo, amigo, conselheiro e patrono”, disse Zé Reinaldo.

Emocionado, Manoel da Conceição citou a importância de manter-se engajado nos movimentos de melhorias sociais.

Quem entra em uma guerra tem que permanecer firme. Nós temos a missão de despertar quem ainda não despertou, disso depende a libertação de todos nós. É preciso que desde criança já se saiba que existe essa luta de libertação”, destacou Mané.

Apesar da idade e limitações físicas, Manoel disse que não pretende abandonar tão cedo seus ideais. “Quero continuar andando junto nessa guerra e luta que ainda existe. Já chega de ver tudo se destruir e não fazermos nada”, afirmou.

Atualmente Mané mora no oeste do Maranhão, em Imperatriz. Ele coordena a organização o Centru, fundada em 1985. O espaço é destinado a realização de encontros e seminários de trabalhadores rurais situado no município de João Lisboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário