domingo, 25 de julho de 2010

Ex-governador Zé Reinaldo avalia pesquisa da Escutec com cautela

O ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) pediu cautela quanto a análise sobre a pesquisa Escutec divulgada hoje pelo jornal "O Estado do Maranhão", de propriedade da família Sarney.

Zé Reinaldo lembra bem de 2006, quando os veículos de comunicação ligados à oligarquia Sarney anunciavam a eleição de Roseana no primeiro turno.

“Pesquisas encomendadas pela oligarquia devem ser vistas com atenção, porque, ao longo das eleições que eles fizeram parte, a manipulação de informações foi muito grande. Em 2006, essa mesma empresa que fez essa pesquisa colocou, a três ou quatro dias da eleição, Roseana ganhando no primeiro turno com 57% e ela terminou com 47% três dias depois. O Jackson ficou com 27% e ele terminou com 35% e o Vidigal com uma diferença de dois pontos a mais no resultado da eleição”, relembrou Zé Reinaldo.

Na pesquisa divulgada pelo jornal, elaborada pela Escutec, com consulta entre os últimos dias 19, 20,21 e 22, se as eleições fossem hoje, Roseana Sarney (PMDB) sairia com 50,4% dos votos. Em segundo lugar aparece Jackson Lago (PDT), com 25,8% e Flávio Dino (PCdoB) em terceiro, com 16,8%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TRE-MA e TSE, segundo o jornal.

Zé Reinaldo defendeu a necessidade de divulgação de informações isentas, sem manipulação, confrontando o real desejo do povo maranhense. “Essas pesquisas devem ser isentas para serem respeitadas. Nesse caso eu avalio o seguinte: jogaram a Roseana para cima, o Jackson, possivelmente, deixaram onde ele está, e botaram o Flávio para baixo, tentando induzir as pessoas de que ela ganharia no primeiro turno. Roseana nem ganha no primeiro turno e nem vence a eleição. Vai haver segundo turno e já vimos esse filme em 2006. Acredito que o Flávio está bem acima”, analisou o ex-governador.

O candidato frisou que essas pesquisas devem ser encaradas com cautela. Conforme disse, pela aceitação e experiência nesses dias de campanha, Dino está acima de 20% e o segundo turno é certo.

Estamos cansados de ver manipulação. Dessa vez eles foram mais modestos, porque diziam que venceriam no primeiro turno. Não dizem diretamente, querem induzir. O povo maranhense não quer continuar com esse tipo de governo que coloca o estado abaixo de todos os outros. O último exemplo agora foi o Enem [Exame nacional do ensino Médio], que o Maranhão perdeu cinco posições na classificação, saindo de 21º lugar para 27º neste último ano”, concluiu.

Mesmo sem ter sido ainda divulgada, Zé Reinaldo acredita que a pesquisa de intenção de votos para o Senado, prevista para ser divulgada nos próximos dias, também poderá vir com informações errôneas.

“Acredito que vão colocar Lobão na frente e eu de empate técnico com outro candidato, mas estamos confiantes e sabemos o que o povo quer”, afirmou

Um comentário:

  1. Esse ex-governador que ganhou a eleição de 2002 sem a realização do segundo turno é interessante.
    Acha que todos são bobos?
    Que o Dino esteja acima dos 20%?
    Que o Jackson está no lugar dele?
    Ou seja, desgastaram o Jackson e agora só querem que ele fique no mesmo lugar!
    Mas, campanha é campanha.
    Essa turma que sempre fêz política na base do dinheiro vai ter que se mexer agora para se eleger.

    ResponderExcluir