sexta-feira, 2 de julho de 2010

O sonho do hexa acabou na mediocridade de Felipe Melo

Eu e milhões de brasileiros tínhamos razão em não gostar e não confiar no futebol do medíocre Felipe Melo.

Quantas e quantas vezes jornalistas e comentaristas de futebol avisaram que Felipe Melo seria expulso na copa e prejudicaria a seleção?

Da mesma forma que deu um passe magistral para o Robinho fazer um gol aos dez minutos do primeiro tempo, Melo foi bisonho no segundo tempo tendo culpa nos três lances capitais que obrigaram os brasileiros a voltarem mais cedo para o país.

No primeiro gol holandês, Felipe cabeceou a bola pra traz, tirando-a das mãos de Júlio Cesar e marcando seu único gol, contra, na copa do mundo.

No segundo gol laranja Juan chutou a bola para a linha de fundo cedendo um escanteio desnecessário. A bola foi batida no primeiro pau onde um avante holandês tocou de cabeça para o centro da área onde o baixinho Sneijder, de apenas 1,70 m, cabeceou para o gol sem sair do chão. E quem estava fingindo que marcava o camisa 10 holandês? Lógico que era Felipe Melo.

Para completar sua desastrosa atuação, Melo pisou na perna de Robben e foi expulso do campo, deixando o Brasil com dez jogadores e desestruturando emocionalmente a equipe.

O Brasil jogou um excelente primeiro tempo e um péssimo segundo tempo. Juan perdeu um gol feito na primeira etapa e Robinho e Kaká sumiram do campo no segundo tempo. Luís Fabiano foi mal o jogo inteiro.

Dunga convocou mal e ficou sem opção de banco no segundo tempo. Que falta fizeram Hernanes, Ganso e até Neymar, que joga muito mais que Nilmar. Ganso é mais jogador que Júlio Batista e Kleberson somados. E comparar Josué a Hernanes é brincadeira de péssimo e duvidoso gosto!

Uma última observação: Daniel Alves sempre jogou bem na seleção quando entrava no segundo tempo. Como titular ficou devendo futebol pela ansiedade e afobação constante em todos os jogos. Até desaprendeu a bater faltas.

A responsabilidade maior da derrota deve ser dividida entre Dunga e Ricardo Teixeira. O primeiro pela má convocação, a insistência em prestigiar Felipe Melo, Josué, Kleberson, Michel Bastos e Júlio Batista, jogadores medianos e alguns medíocres, pelo nervosismo demonstrado nos jogos e a falta de educação e tato no trato com a imprensa.

O segundo por ter contratado um técnico inexperiente para a seleção brasileira, deixando de lado nomes como Felipão, Murici Ramalho, Wanderlei Luxemburgo, Oswaldo de Oliveira, Paulo Autuori e outros técnicos gabaritados e vencedores em suas passagens em clubes do Brasil e do exterior.

Em 2006 foi uma baderna de jogadores mascarados e desmotivados com o experiente Carlos Alberto Parreira. Em 2010 pesou a inexperiência do disciplinador Dunga e seus soldados-jogadores.

O ciclo de Doni, Lúcio, Luisão, Juan, Michel, Gilberto, Gilberto Silva, Kleberson, Felipe Melo, Josué, Júlio Batista, Elano, Grafite, Luis Fabiano e Kaká na seleção terminou. Alguns passaram dos 30 anos e muitos tem quase 30.

Para 2014 vamos ter que renovar quase toda a seleção e vamos ver quem o genrinho querido de João Havelange vai escolher para técnico?

Com um pouco mais de experiência Dorival Junior, do Santos, seria uma boa pedida. Pelo menos ele sabe trabalhar bem com jogadores jovens e armou um belo time que fez mais de 120 gols em pouco mais de 40 jogos em 2010. O time do Santos foi campeão paulista, está na final da Copa do Brasil e com certeza, se mantiver o atual plantel, é um dos favoritos para conquistar o Brasileirão de 2010.

Da mesma forma que no período anterior à copa do mundo de futebol da Alemanha de 2006, o que adiantou vencer as eliminatórias sul-americanas, a Copa América e a Copa das Confederações em 2009 para cair nas quartas de finais do mundial de 2010?

Nada, absolutamente nada. O que vale de fato é o campeonato mundial!

Um comentário:

  1. Pelo menos essa LULA não levou.

    Meu herói, Janer Cristaldo
    http://cristaldo.blogspot.com/2010/07/meu-heroi-como-o-leitor-deve-ter-notado.html

    ResponderExcluir