segunda-feira, 20 de setembro de 2010

“Educação é importante porque é tudo. O povo educado não pode ser dominado”(Pe. Luigi Rizzi, Pinheiro-Ma)

Recebi este esplendoroso texto através de uma amiga internauta.

É um texto cativante e mostra a importância da educação como forma do povo se libertar de qualquer tipo de opressor.

leia e preste atenção na profundidade com que o yema é tão tratado:

"Amig@s, família

Elaboro esse texto com a pretensão de atentá-los, mais ainda, para o momento tão importante e decisivo para todos nós maranhenses. Mas antes, gostaria de esclarecer que não faço isso por pressão política e sim por responsabilidade social que tenho com o meu querido Estado.

No próximo mês, viveremos um dia que definirá por mais quatro anos o interesse, carinho, amor e responsabilidade que temos pelo Maranhão. Apesar de toda imoralidade que ocorre nos ambientes políticos, o que acaba por nos tornar incrédulos a mudança, convido você a moralizar esse espaço que deve ser democrático, justo e igualitário. E isso poderemos iniciar nesse dia dois de outubro: nos dias da eleição!

Diante disso, quero lembrar-nos que é inadmissível a situação em que nosso Estado se encontra em pleno século XXI, o século da informação, do avanço tecnológico, etc. É incompreenssível, irritante e irresponsável a situação em que nosso Estado vive, principalmente àqueles que pouca oportunidade possuem e estão fora do sistema excludente que as administrações fracassadas o deixaram e colocaram. São dados alarmantes, dados de desrespeito com o povo maranhense: renda média mensal é a menor do país, 90,45% dos moradores não possuem tratamento de esgoto, 43 % não tem água encanada, terceira mais alta mortalidade infantil, quarta maior proporção de analfabetos, etc. e isso não digo por mim mesmo, mas por uma constatação nacional (fonte IBGE) veiculada pela Rede Globo em pelo Jornal Nacional.

Lá se foram quase 50 anos de administração do Maranhão, desde que a família Sarney, na figura do oligárquica mais antigo em atuação no cenário político do Brasil, José Sarney, assumiu o governo do Estado em 1965, época da ditadura militar e da repressão ao direito de voto e expressão. Desde então, promessas e mais promessas foram feitas. O José Sarney foi presidente da República e pouco ou nada fez pelo Maranhão, mas sim, ajudou a implantar uma crise a âmbito nacional que perdurou com a mudança recorrente em  vários planos monetários: cruzeiro, cruzado, etc. A inflação passava de 100%.

Contudo quero remeter-me não a situação nacional, mas estadual, assim continuarei resumidamente a continuar o que me propus a fazer. 

Não é necessário lembrar que durante 12 anos temos nosso Estado nas mãos de um única pessoa: Roseana Sarney. O quê que é isso!!??? São 10 anos uma mesma pessoa administrando nosso Estado! Fico perplexo com isso. O governo está categoricamente engessado. Não há uma mobilidade. Mas já sei! Você dirá que o Jackson foi eleito e isso caracteriza uma mobilidade. Contudo quero lembrar-nos que Jackson sofreu um golpe e ficou apenas dois anos a frente do Estado e voltamos a mesma mão que administra o Maranhão há 12 anos! Isso é algo agravante e acaba sendo a resposta para a nossa situação atual.

Portanto, convoco a todos, amig@s, família; todos, a darmos um basta nisso. Com isso, peço que concentremos forças para eleger Jackson Lago, tanto você que conhece a pessoa, sabe do trabalho que ele fez durante esses atormentados dois anos a frente do governo (A família não dava tregua nem um instante) e votou nele, bem como você que quer ver essa família afastada do nosso Estado.

Agora porque peço voto para Jackson Lago? Não só por ter tido oportunidade de conhecê-lo pessoalmente e poder constatar a sua vontade em querer colaborar na mudança do Maranhão, ou por realmente ter visto os trabalhos que ele realizou na capital e nos interiores do Estado, bem como a forma de administração que ele se propõe que é pela participação popular na construção do governo, mas, também, porque ele é o único que pode derrotar Roseana Sarney em um segundo turno.

Com todo respeito ao Flávio Dino e na sua seiredade e vontade de contribuir, mas Jackson possui mais força nos interiores que Flávio. Não é a toa que Roseana, sabedora que haverá segundo turno, quer que Flávio vá com ela. Pois, sabe ela, que ele não tem tanta expressão nos interiores como seu outro candidato, Jackson Lago. As pesquisas estão atreladas ao interesse da família Sarney e pouco refletem a situação, assim como a Mirante pouco mostra a verdadeira situação do Maranhão após aproximadamente 50 anos de poder.

Para não me alongar mais ainda, queria ressaltar a importância desse momento que vivemos. E convidar a todos a unir forças nesse propósito. Vamos mostrar quem é quem manda no Maranhão."

Nenhum comentário:

Postar um comentário