quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Vidigal alerta para a falta de abastecimento de água em São Luís

O Ministro Edson Vidigal, candidato ao Senado pela coligação o Povo é Maior, mostrou-se preocupado com o abastecimento de água na ilha de São Luís nos próximos anos em entrevista a TV Cidade, no programa Balanço Geral, realizada ontem. Segundo Vidigal estudos comprovam que em 10 anos os ludovicenses não terão mais água para beber, que apesar do problema ser a longo prazo precisamos nos mobilizar com antecedência para que a população não sofra com as conseqüências.

Vidigal explicou que todas as nossas reservas estão se esgotando, que nossas redes de distribuição de água da ilha estão saturadas e que as fontes de captação serão insuficientes, por isso não podemos deixar de pensar nisto agora, que é necessário se anteceder ao problema, já que 10 anos passa rápido e demora para se fazer parcerias e conseguir recursos externos.  É preciso correr contra o tempo, explica o ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça, com o objetivo de criar um grande projeto.

"O Rio Itapecuru esta morrendo esta secando, o Italuis construindo a 40 anos pelo Castelo não esta mais resolvendo, nossas redes de distribuição de água também são insuficientes, pois tem gente que mora na ilha e recebe água de caminhão pipa com racionamento quase que semanal", lamenta Vidigal.

O tucano cobrou que é importante buscar parcerias neste momento,através de experiências em países  estrangeiros que já sofreram com a falta de água, mas que buscaram uma solução. O ministro sugeriu a dessalinização da água, como forma de resolver o problema. O ministro citou a experiência da Petrobrás, nas plataformas em alto mar. 

"Eu quando ainda presidente do STJ fui convidado a fazer uma visita a P16, e lá bebi água do mar, é uma tecnologia cara, mas da mesma forma como foi a primeira Tv de plasma, a primeira geladeira o primeiro celular e toda nova tecnologia que surge, mas é uma solução que temos para resolver este problema e por isso não podemos perder tempo ."
explicou.

Para o ministro o candidato tem que pensar com responsabilidade os problemas da população do seu Estado. A falta de água é um problema muito sério que precisa de uma solução. Vidigal no Senado pretende junto com o prefeito João Castelo e com o governador Jackson Lago, se caso eleito, tratar deste assunto, buscar os recursos e essa tecnologia necessária, para se anteceder ao futuro racionamento, afim de evitá-lo.

"Os marqueteiros da política afirma que nós candidatos não devemos tocar em problemas futuros em campanha, porque a população não liga para o futuro pensa só no agora, mas eu tenho responsabilidade com o eleitor e com o meu Estado e afirmo como todas as letras precisamos com urgência pensar na falta de água que São Luís já sofre e sofrerá muito mais." finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário