quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Zé Reinaldo mostra escândalos envolvendo família Sarney no programa eleitoral

O candidato a senador pelo Maranhão, José Reinaldo Tavares (PSB), relembrou ontem à noite em seu programa no horário eleitoral gratuito na televisão, o rosário de denúncias que envolvem membros da família Sarney. Com uma série de manchetes de jornais, o programa eleitoral do ex-governador levantou diversas situações em que o clã Sarney é noticiado nacional e internacionalmente por escândalos.

A família Sarney é destaque com frequência pelo envolvimento em escândalos, como no Estado de São Paulo, na Folha de São Paulo, no francês Le Monde, no inglês The Economist e Jornal Pequeno.

Entre as notícias publicadas estão a lavagem de dinheiro por Roseana Sarney em simulação de empréstimo para repatriar US$1,5 mi; a Fundação Sarney fraudando projeto e desviando verba da Petrobrás; o mordomo de Roseana Sarney ganhando R$ 12 mil do Senado; Sarney tido pelo “The Economist” como exemplo de impunidade. O Le Monde trouxe em suas páginas a figura de Sarney como líder de uma máfia familiar. Também noticiados nacionalmente, Fernando Sarney indiciado pela Polícia Federal sob acusação de evasão de divisas e lavagem de dinheiro, Lobão e aliados com esquema para terem domínio sobre Serra Pelada. Pelo controle que detém dos principais meios de comunicação do estado, notícias nacionais e mundiais não ganham a devida repercussão no Maranhão.

PERSEGUIÇÃO

Após o rompimento com a oligarquia, Zé Reinaldo passou a ser alvo de violentos ataques. Sua postura de enfrentamento e de libertação do estado, desde então, vem incomodando a família Sarney, que sempre rebateu essas ações com artigos ou notícias publicadas nos veículos do grupo. “Foi Sarney quem governou por todos os governadores do Maranhão durante décadas. Eu fui o único que tive coragem de romper com essa família e por isso sou tão atacado”, disse.

A fúria da família pode ser constatada pela armação política que resultou na prisão pela Polícia Federal. O assunto estampou a manchete do Estado do Maranhão. Esse ódio e vingança foram anunciados no mesmo veículo quando José Sarney assinou o artigo intitulado “A hora da decisão”, que classificou o então governador do estado como “Judas andrajoso e repugnante, que vai arder na fogueira”.

“Votar em Roseana, João Alberto e Lobão é votar em Sarney. Chega de propagandas caras, de uma campanha rica gasta em municípios pobres. Eles acham que podem comprar tudo, inclusive as pesquisas, mas não podem comprar a vontade do povo”, disse Zé Reinaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário