sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Notas vespertinas de 24 de Setembro de 2010

Lobão na Serra Pelada

O senador Èdison Lobão candidato à reeleição pelo PMDB do Maranhão, pediu votos hoje à tarde em seu programa eleitoral na TV para 30 mil maranhenses dos 45 mil garimpeiros de Serra Pelada.O ex-ministro das Minas e Energia anunciou que depois de 18 anos fechado o garimpo de serra Pelada vai ser reaberto em breve e ele, de Brasília, vai acompanhar a reabertura da mina de ouro.

Memória fraca

Ele só esqueceu de dizer que quem vai reabrir o garimpo será a empresa de mineração Colossus, de origem canadense. Segundo um assessor do presidente Lula, que criticou o acordo feito com a Colossus, “os leões querem ficar com todo o ouro”. Segundo matéria publicada recentemente pelo jornal “O Estado de São Paulo”, o próprio Lobão como ministro das Minas e Energia teria participado das negociações para a reabertura de Serra Pelada.

Lobão e a Serra Pelada 3

A matéria do Estadão foi bem direta quando afirmou que para os garimpeiros só iria sobrar a lama de Serra Pelada. No acordo inicial 51% do controle acionário do negócio seria da Colossus e 49% seria da Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada (COOMIGASP). Na negociação final a Colossus acabou ficando com 75% e a COOMIGASP com 25% . A última eleição na COOMIGASP foi muito tumultuada, mas um grupo de garimpeiros maranhenses pró Lobão acabou assumindo o controle da cooperativa, que teve como interventor o coronel do Exército, Guilherme Ventura, ex-secretário de Segurança Pública do governo de Édison Lobão, de 1991 a 1994.

Professor de estória
João Alberto dando aula de história do Maranhão é uma piada de mau gosto. Ele disse na TV hoje à tarde que o Maranhão passou por uma fase áurea na exportação de algodão entre os anos de 1812 e 1822 por causa da guerra entre Estados Unidos e Inglaterra. Oras eu jurava que a guerra entre os dois países travadas na época da independência tinham ocorrido no último quartel do século XVIII (lá por volta dos anos 1771 a 1776) e não nos primeiros vinte anos do século XIX.

No final João reinventa a história maranhense afirmando que um novo ciclo de progresso e de desenvolvimento se aproxima por alguns motivos, entre eles a volta de Roseana ao governo (sic), a refinaria da Petrobrás e seus 150 mil empregos e a exploração de gás de Capinzal do Norte.

Aí é dose não!! Com a palavra Geraldo Castro, brilhante vereador de São Luis e professor de história do curso Geoalpha?

Rejeição do Carcará

Agradeço ao jornalista Fernando Junior pela sugestão de ler alguns quadros da pesquisa Escutec para senador no Maranhão divulgada ontem pelo jornal “O Estado do Maranhão”. Por incrível que pareça nos quesit rejeição o senador Édison Lobão, favoritíssimo segundo a própria pesquisa Escutec para ser o senador mais votado do Estado, tem na média, no eleitorado feminino, nas faixas etárias entre 16 e 34 anos, nos eleitores com grau de instrução médio e superior e nas faixas de renda entre 1 a 3 salários mínimos e entre eleitores com mais de 3 salários mínimos de renda mensal, o dobro das intenções de votos de João Alberto.

Lobão rejeitado 2

Qualquer analista mais ou menos bem informado sobre a realidade político-eleitoral do Maranhão sabe que o principal problema de João Alberto é o alto índice de rejeição, inclusive entre as lideranças políticas do interior do próprio grupo Sarney. Como é que se pode aceitar que uma pesquisa séria aponte que Lobão tenha o dobro da rejeição do Carcará? Sem contar que João Alberto tem uma rejeição quase absoluta entre os mais de 50% do eleitorado que não votará em Roseana Sarney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário