quinta-feira, 23 de setembro de 2010

"Recordar é Viver" - capítulo 21 - A xerife Roseana Sarney que prometeu, mas não combateu a corrupção

No vigésimo primeiro capítulo da série “Recordar é Viver” vamos mostrar uma peça publicitária contra a corrupção exibida no programa eleitoral de televisão em 1994 da então candidata ao governo maranhense, Roseana Sarney, do PFL.

Na peça um locutor em off afirma textualmente que “Roseana Sarney vai lutar contra a corrupção...ela vai indicar um promotor de justiça para investigar denúncias de corrupção, doa a quem doer... Roseana Sarney vai implantar o disque-denúncia... vai criar o Conselho da Cidadania contra a Corrupção...a corrupção tem que acabar, pois você quer seriedade no governo...Roseana vai continuar a luta iniciada no impeachment de Collor...você sabe que lugar de corrupto é na cadeia...”

Que belas palavras e promessas feitas há 16 anos!

Ficam as perguntas:

1 – Por que o empresário chinês Chhae Kwo Chheng que lesou milhares de homens e mulheres humildes na região do Munin e na grande São Luís com o golpe dos pólos têxteis de Rosário e de São Luís só ficou pouco tempo preso na cela da Polícia Federal em São Luís depois de sumir do Maranhão com mais de cinqüenta milhões de dólares entre os anos de 1996 a 1998?

2 – Por que o empresário paranaense Theodoro Hubner, da USIMAR, não foi preso depois de ter sumido em 2000 com quarenta e quatro milhões de dólares liberados pelo BASA, via Sudam, pagos com primeira parcela do projeto da USIMAR, que nunca saiu do papel?

3 – Por que os empreiteiros Flávio Lima e Gianfranco Perasso, sócios da Planor, não foram presos depois de receberem do governo de Roseana Sarney em 1995 dezesseis milhões de dólares pela construção de uma estrada que não existe, a MA 008, que deveria ligar Paulo Ramos a Arame?

4 – Por que os funcionários públicos estaduais responsáveis pela aplicação de dezenas de milhões de reais do Fundo Previdenciário do Estado em aplicações financeiras ilegais de altíssimo risco no Banco Santos, de propriedade do padrinho de casamento de Roseana, Edmar Cid Ferreira, não foram denunciados e presos? O Banco Santos faliu e a maior parte do dinheiro não foi recuperada!

5 – Por que o empresário Zuleido Veras, da Gautama, e os executivos da OAS que receberam setenta e cinco milhões de dólares cada em 2000 para ampliar o sistema Italuís, de captação, tratamento e distribuição de água para a capital maranhense e nem iniciaram a obra não foram presos?

6- Por que os diretores da empreiteira baiana COESA que receberam mais de cinqüenta milhões de dólares na década de 90 para implantar o projeto Salangô de irrigação em São Mateus não foram presos?

7- Por que os responsáveis pela falência do BEM, mesmo depois do governo de Roseana Sarney ter aplicado R$ 333 milhões para saneá-lo, não foram presos?

8 – Por que os donos da empreiteira baiana COESA mesmo depois de terem recebido mais de sessenta milhões de dólares do Ministério do Meio Ambiente, na gestão FHC-Sarney Filho, para urbanizar e sanear a área do entorno da Lagoa da Jansen, não fizeram o esgotamento sanitário da lagoa?

E aí Roseana esta história de combater a corrupção que a senhora disse que faria em 1994, só foi mais uma conversa para boi dormir, ou melhor, para enganar os eleitores trouxas do Maranhão?

Vejam agora o vídeo de 1994 com as promessas da musa do impeachment de Collor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário