quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Milhares de estudantes participam ontem do movimento “Fora Roseana Sarney”

 
O movimento “Fora Roseana Sarney” reuniu centenas de estudantes, líderes sindicais e representantes de movimentos sociais, como o Movimento dos Sem Terra, MST, ontem de manhã no centro de São Luís. Os integrantes do movimento se concentraram às 9 horas na Praça da Bíblia e de lá seguiram em passeata pela Rua Grande até o Palácio dos Leões.

Em frente ao colégio Liceu Maranhense, pertencente a rede estadual de ensino, houve a primeira e única paralisação do ato. Segundo informaram representantes dos grêmios estudantis, o diretor do estabelecimento percorreu na segunda-feira todas as salas de aula do tradicional colégio público intimidando os alunos a não participarem do movimento.


Estudantes paralisaram o trânsito ontem de manhã no centro antigo da capital maranhense

Integrantes da União Nacional dos Estudantes, UNE, do Movimento Estudantil Independente, MEI, dos DCEs da UFMA e UEMA, do movimento Negro no Maranhão e do LGTB deram ainda mais volume à passeata de protesto. Diversas caravanas de estudantes vieram do interior do estado.

Empunhando faixas onde se lia explicitamente “Fora Roseana” e por extensão de repúdio à oligarquia Sarney, os estudantes de escolas da rede privada, federal, como o IFMA, e alguns poucos da rede pública de ensino seguiram pela Praça Deodoro, Panteon, Rua do Sol, Praça João Lisboa até a Avenida Beira-Mar, antes de chegar ao ponto final do ato político. Durante todo o percurso entoaram palavras de ordem contra o domínio da família Sarney  no Maranhão.

Três viaturas da polícia da Ronda da Comunidade, dos bairros do Barreto, seguiram de perto a passeata desde a Praça da Bíblica. Durante parte da manhã a Avenida Beira-Mar esteve bloqueada pelo movimento Fora Roseana. Por volta do meio-dia, depois de subir a rampa do Palácio, os estudantes se posicionaram em frente ao Palácio dos Leões, sede do Executivo Estadual.

“Estamos aqui para denunciar essa oligarquia que está reprimindo os assentamentos com força policial. Em Porto Franco os lavradores do Assentamento Salete Moreli, há tempos plantados na BR, estão sofrendo repressão. Esse governo continua usando a repressão e a pistolagem. Eles representam o atraso”, discursou Jonas, representante do MST.



"Movimento Fora Roseana Sarney" parou o trânsito ontem de manhã na Avenida Beira Mar, no centro de São Luís

Nenhum incidente foi registrado durante o movimento. Segundo informação dos organizadores o movimento “Fora Roseana Sarney” bateu recorde de acesso no twitter. No encerramento do ato de protesto os participantes cantaram o hino nacional.

4 comentários:

  1. Eu tava lá, do começo ao fim, o ifma marcou presença!!! FORA ROSEANA SARNEY, por um futuro melhor para o estado do maranhão

    ResponderExcluir
  2. Ifma marcou presença nessa passeata,estamos engajados na luta contra essa corja. Infelizmente, nossos amigos das escolas CEGEL,LICEU e BCA não puderam juntar-se a nós por proibição dos diretores de suas escola,estes capachos de Rosengana.

    ResponderExcluir
  3. apologia777.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. When deciding what to what order do p90x workouts go in plan includes
    four cardio workouts. The P90x kit, which is designed by Tony Horton, candy
    bars should be avoided in a pre-exercise meal.


    My web site ... bijuter.msk.ru

    ResponderExcluir