quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Vidigal defende a criação da Universidade Federal do Vale do Tocantins

O candidato ao senado, ministro Edson Vidigal defendeu hoje em Imperatriz a criação da Universidade Federal do Vale do Tocantins. Vidigal entende que as regiões sul e sudeste do Maranhão não podem ficar dependentes de criação de campus universitários pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA, e Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.

“Há uma demanda de mercado e um grande número de jovens carente de oportunidades que somente o estudo pode oferecer; e as nossas duas universidades possuem orçamentos limitados que mal dão para suprir os cursos que elas já oferecem”, disse o candidato.

Vidigal acredita que ao instituir uma universidade federal na região, estará criando condições para o seu pleno desenvolvimento, onde a mão de obra capacitada e melhor remunerada será formada por “filhos da terra”.

“Essa nova universidade oferecerá o ensino, a pesquisa e a extensão de acordo com a demanda da região, o que permitirá um crescimento ordenado pela Ciência e a necessidade do povo”, explica.

O ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça também vai sugerir à bancada de deputados estaduais eleita em 2010, que apresente projeto na Assembléia Legislativa criando a Universidade Estadual do Sul e Sudeste do Maranhão, desmembrada da UEMA.
“Assim teríamos duas universidades, uma federal, cujo projeto apresento no Senado, e uma outra estadual, que é importante que seja regionalizada, a exemplo do que já fazem os estados da Bahia, com cinco universidades regionais e o Ceará, com quatro”, avisa.

Vidigal participou de uma caminhada (foto abaixo) na Av, Jacó, em Imperatriz, onde recebeu o apoio de lideranças como os prefeitos Sebastião Madeira e Idelmar Gonçalves, de Açailândia. Além dos candidatos, Carlinhos Amorim (deputado estadual) e Hélio Santos (deputado federal).


Edison Vidigal,o deputado estadual Carlinhos Amorin, Lula Almeida, suplente de senador,Ildemar Gonçalves, prefeito de Açailândia, Hélio Santos - vereador presidente da Câmara de Açailândia e candidato a deputado federal, e Jean Carlos,vice-prefeito de Imperatriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário