sexta-feira, 17 de setembro de 2010

"O Viajante", por Joelmir Betting

Não deixe de ler este texto escrito pelo jornalista da TV Bandeirantes/SP, Joelmir Beting. Ele retrata magistralmente as peripécias de um presidente fanfarrão, que vive querendo dar licões de moral para os outros, mas nunca viu nada demais que seus correligionários fazem pelo Brasil afora e até no Palácio do Planalto, nas barbas dele.

Eu votei em Lula nove vezes em minha vida: para deputado federal constituinte em 1986 em São Paulo; no 1.° e no 2,° turnos de 1989; em 1994; em 1998; no 1.° e no 2.° turnos de 2002; e no 1.° e no 2.° turnos de 2006.

Confesso que cansei de votar em Lula e me arrependo de ter votado tantas vezes nele.

Os ideais de justiça social, liberdade e democracia da juventude de milhões de brasileiros foram solenemente ignorados pelos mensalões, dólares na cueca, assalto aos cofres dos Correiros de 2005 e de 2010 e, principalmente, pelo apoio descarado do nosso grande líder da juventude a políticos como José Sarney, Renan Calheiros, Jáder Barbalho e Fernando Collor, entre outros.

A derradeira pá de cal no mito Lula aconteceu nesta campanha eleitoral de 2010.

Ver Lula e Dilma pedindo votos para Édison Lobão dói no fundo da alma! Ainda mais sabendo que Lobão foi ministro das Minas e Energia só para zelar pelos interesses empresariais de Fernando Sarney e sua OCRIM (Organização Criminosa) no setor elétrico brasileiro.

Escutar Lula pedindo votos para João Alberto embrulha o estômago de qualquer um!

Justo para o Carcará, como ele é popularmente conhecido por aqui, depois que governou o Maranhão em 1990 e deu carta branca para policiais assassinos agirem livremente na região tocantina eliminando fisicamente vários bandidos,mas também muitas vítimas inocentes.

E por fim, assistir Lula e Dilma juntos todos os dias suplicando votos para o quarto mandato de Roseana Sarney, tentando convencer o povo maranhense a perpetuar o poder da oligarquia política mais atrasada, conservadora e reacionária do Brasil, dá um verdaeiro asco.

Há alguns anos eu não publicaria o texto de Joelmir Betting. Mas depois de tudo que eu vi e assisti na minha vida, considero o texto que vou publicar a seguir um primor de técnica jornalística e escrito de maneira leve e muito bem humorada.

Se deliciem com "O Viajante", de Joelmir Betting:

"Se beber não dirija. Nem governe.

Até aqui, em 40 meses de governo, o presidente Lula já cometeu 102 viagens ao mundo. Ou mais de duas por mês, tal como semana sim, semana não. Sem contar, ora, pois, as até aqui, 283 viagens pelo Brasil...

Hoje, dia 15 de Setembro, ele completa 382 dias fora do país desde a posse. E pelo Brasil, no mesmo período, 602 dias fora de Brasília.

Total da itinerância presidencial, caso único no mundo e na História: Exatos 984 dias fora do Palácio, em exatos 1.201 dias de presidência.

Equivale a 81,9% do seu mandato fora do seu gabinete. Esta é a defesa da tese de que ele não sabia e nem sabe de nada do que acontece no Palácio do Planalto.

Governar ou despachar, nem pensar.

A ordem é circular. A qualquer pretexto.

E sendo aqui deselegante, digo que o presidente não é (nem nunca foi) chegado ao batente, ao despacho, ao expediente.

Jamais poderá mourejar no gabinete, dez horas por dia, um simpático mandatário que tem na biografia o nunca ter se sentado à mesa nem para studar, que dirá para trabalhar.

SEM CONTAR AS DESPESAS:

FHC, EM 8 ANOS DE GOVERNO, GASTOU R$ 58 MILHÕES, CRITICADOS PELO PT.

LULA ATÉ AGORA, EM POUCO MENOS DE 8 ANOS, GASTOU R$ 584 MILHÕES! E SÓ AS
IDENTIFICADAS PELA IMPRENSA

E o povão ainda aplaude e vota!"

Um comentário:

  1. Só agora pude ler o artigo. Penso que Joelmir vive num mundo de fantasia. Será que ela não parou para comparar outras coisas como: 1. n.ºde brasileiros que tiveram ascensão nas classes sociais? N.º de empregos gerados na era FHC e LULA? N.º de bolsistas do PROUNI/FIESna era FHC e LULA? e outros... só não vê quem não quer. Agora realmente doi vê Lula pedindo voto para Roseana Sarney e seus capachos. Isso doi demais. mais prefiro 1.000 LULA e 1 Dilma do que 1 FHC ou alguem do PSDB/DEM.
    Ascemiro Junior - ascemirojunior@hotmail.com

    ResponderExcluir