sexta-feira, 17 de setembro de 2010

"Recordar é Viver" - capítulo 17 - Promessas para a saúde não cumpridas por Roseana Sarney em 1994

No décimo sétimo capítulo da série ”Recordar é Viver” vamos relembrar algumas propostas feitas pela candidata do PFL ao governo estadual, Roseana Sarney, na campanha eleitoral de 1994.

Entre várias frases ditas por Roseana sobre saúde pública, uma tem um significado histórico marcante que caracteriza a falta de sensibilidade humana da candidata e o descompromisso com as necessidades mais básicas da população maranhense.

Na campanha eleitoral do 2.° turno de 1994, Roseana disse textualmente: “ ...é necessário, sobretudo, descentralizar os serviços de emergência para evitar que os doentes do interior maranhense viajem a São Luís, a Teresina ou então a Belém em busca de um bom atendimento...”.

Não fui eu quem disse isso, mas a própria Roseana Sarney falou isto em 1994.

Ela foi eleita naquele ano e reeleita em 1998 com mandato até Abril de 2002. Ela não fez um hospital sequer de emergência no interior do Estado nestes primeiros oito anos de mandato.

Ao contrário dela, Jackson Lago reformou o Socorrão do centro de São Luís em seu primeiro mandato de prefeito da capital; construiu o Socorrão 2, ma Cidade Operária, em seu segundo mandato de prefeito de São Luís; e como governador com mandato de apenas dois anos e três meses, construiu com recursos próprios do estado o primeiro hospital de urgência e emergência do interior do Maranhão, o Socorrão de Presidente Dutra, inaugurado em Março de 2009.

Jackson Lago ainda assinou dois convênios com as prefeituras de Imperatriz (R$ 21 milhões) e de Pinheiro (R$ 10 milhões) em 2009 para a construção de mais dois Socorrões: o da região tocantina, em Imperatriz e o da Baixada Maranhense, em Pinheiro.

Se Jackson não tivesse sido cassado em Abril de 2009 através de um golpe judiciário engendrado pelo senador José Sarney, os dois Socorrões já estriam prontos. Jackson planejava ainda durante seu mandato iniciar a construção do Socorrão do Sul do Maranhão, em Balsas, e o Socorrão da região do Mearin, em Pedreiras.

E o que fez Roseana Sarney quando assumiu seu mandato biônico em Abril passado: mandou seqüestrar o dinheiro dos Socorrões de Imperatriz e de Pinheiro.

Agindo assim Roseana Sarney manteve o mesmo espetáculo dantesco da procissão de ambulâncias pelas estradas maranhenses, realidade exatamente igual ao que acontecia há 16 anos, quando Roseana a denunciou e prometeu descentralizar os serviços de urgência médica do Maranhão na campanha eleitoral de 1994.

Depois a senhorinha do Curupu reage indignada e recorre à justiça eleitoral para tentar calar esse blog e os de John Cutrim e de Luís Cardoso, só por escreverem verdades que causam arrepio à madame governadora.

Vejam o vídeo da campanha eleitoral de 1994 e tirem suas próprias conclusões acerca das promessas feitas por Roseana Sarney naquela ocasião:


Um comentário:

  1. sexta-feira, 17 de setembro de 2010
    O REGIME, AINDA É REPUBLICANO.
    Blogdojosemariacosta

    Atentai bem.
    O ano é eleitoral, e uma multidão de indesejáveis gestos, invadem a nossa residência via TV, na figura dos mais diversos postulantes, que destilam baboseira, como fosse programa de governo.
    É preciso entender, que esse tempo que chamam de horário eleitoral gratuito, em nada tem de gratuito, por que paga-se uma fábula com impostos, para mantê-lo. E muitos que fazem uso, mais parecem humoristas. Perdão, sei que com tal expressão, estou ofendendo os humoristas, que são comunicadores da liberdade de expressão, do riso e da alegria. Essa joldra, essa patuléia jocosa, pensa apenas em si, em seu umbigo, em sua patota, em sua curriola, e não possui nenhum sentimento de patriotismo ou menos ainda de Amor do próximo.
    Muitos são políticos profissionais que nada fazem, senão a negociação de siglas, tempo em televisão, para que possa usurpar do fundo partidário, e assim ter o poder da chantagem e da negociata. Assim como existem aqueles em que todos da mesma família, fazem carreira, que infiltram-se e contaminam as instituições com o DNA da perversidade, da vingança, da perseguição, e ainda encontra tempo e espaço para pousar de democrata e cristão. E essa corrosão que sofre as instituições, devido ao tempo de uso, essa usura, é que põe em "xeque" a credibilidade de tais, por que não percebe-se um comportamento Republicano.
    No Estado Republicano, o povo é soberano, dirigido por representantes investido nas suas funções em poderes distintos. No Estado Republicano, a coisa é publica, de todos.
    O Estado Republicano, exige alternância no poder, de forma civilizada e democrática. E, quando essa alternância lhes é negada pela força despropocional do Poder Econômico, de um determinado grupo ou mesmo de privilegiadas famílias, ai então, o que seria Republicano, transforma-se em uma ditadura civil. Com esse método, apenas um grupo controla os meios de comunicações, o Legislativo e o Judiciário. Apenas esse grupo, detém a economia do Estado, sem que a Sociedade partilhe dos benefícios ou das migalhas caídas das vaidades e dos "bel-prazeres".
    E, qual é a consequencia disso?
    É o abafa sobre a oposição. É calar, através da força, as vozes rumorosas e escoante das ruas. É ensurdecer-se com o clamor das necessidades dos mais pobres. é atrasar os salários dos servidores publico, e entender que esse comportamento seja normal, e corriqueiro.É deixar uma gerações inteira sem voz, sem esperança, sem rumo e sem conhecimento, apostando nos ventos do atraso, e nos ares da desgraça da desinformação.
    O assistencialismo, é o fomento da miséria, do pedinte. É a esmola legalizada, oficializada, que os demagogo veem como benefício. É a alienação espiritual plena daquele individuo menos esclarecido. Esses fascínoras que aparelham o Estado, tem apenas uma finalidade una: Fustigar, açoitar, o povo com assistencialismo e desconhecimento, para com isso afanar o erário público, e embriagar-se com a brisa da vaidade pessoal. Ai, nascem as ONGs fajutas, as Fundações mambembes e de araques, enquanto o cidadão comum é exposto desdentado, desnutrido, maltrapilho, mal vestido, com fome, com sede, sem alento, sem sonhos, e amplamente alienado e miserável.
    Os ditadores, esses tem medo de um povo informado, progressista, liberal e desenvolvido. Os ditadores, estão sempre querendo calar os blogs, a imprensa livre, a liberdade de informar, o pensamento livre, por que todos teem consciência, que um povo irmanado de "saber" e conhecimento amplo, lhes desapeia do poder.
    O Estado é Republicano, e não pode ser uma carroça, em uma locomotiva, onde não existem jegues.

    ResponderExcluir