sexta-feira, 10 de setembro de 2010

"Recordar é Viver" - capítulo 14 - O drama do saneamento básico no Maranhão

No décimo - quarto capítulo da série “Recordar é Viver”, vamos relembrar as promessas da campanha eleitoral de 1994 feitas pela então candidata do PFL ao governo do Maranhão, Roseana Sarney, para resolver o grave problema da falta de saneamento básico em nossa terra.

Roseana apresentou o projeto pró-saúde que prometia instalar 200 mil kit's sanitários em quatro anos de seu mandato, de 1995 a 1998.

Roseana mostrou em seu programa eleitoral na TV em 1994 a maquete de um kit sanitário completo com fossa, caixa de água, torneira, ligação elétrica, vaso sanitário, pia e chuveiro que seria construído ao lado das casas de moradores em povoados e bairros populares do interior do Estado e na periferia das grandes cidades.

Roseana prometeu instalar vinte mil kit's em seu primeiro ano de mandato e mais 60 mil kit's a cada ano de mandato. No total seriam instalados 200 mil kit's para atender cerca de um milhão de maranhenses e minimizar o problema da falta de saneamento.

Depois de ganhar as eleições de 1994, Roseana Sarney esqueceu a promessa e não instalou os kit’s.

A falta de saneamento básico no Maranhão é tão trágica que o Estado é um dos líderes do ranking nacional de internações hospitalares causadas por doenças de transmissão feco-oral (diarréias, hepatite A e febres entéricas), causadas principalmente pela baixa oferta de água tratada e a ausência de esgotamento sanitário.

Pesquisa feita pelo IBGE em 2010 concluiu que em geral, nas unidades da Federação com os maiores números de internações, o acesso aos serviços de saneamento é menor e vice-versa, destaca o IBGE, reforçando a necessidade de ampliação de serviços de água encanada e esgoto, principalmente.

Segundo a pesquisa, entre as regiões, os números são díspares e refletem desigualdades socioeconômicas. A taxa de internação por doenças da pobreza no Sudeste era cinco vezes menor do que no Norte, onde as internações por 100 mil foram de 900 pacientes no Piauí e no Pará, em 2008, e de 80 em São Paulo. No Maranhão, em Rondônia e na Paraíba, a taxa foi de 600 por 100 mil.


Veja agora o vídeo com as promessas de Roseana Sarney em 1994 de instalar dezenas de milhares de kit’s sanitários para enfrentar o problema de falta de saneamento básico no Maranhão:

Nenhum comentário:

Postar um comentário