terça-feira, 14 de setembro de 2010

"Recordar é Viver" - capítulo 15 - O fracasso da agriculrura maranhense na administração de Roseana Sarney

No décimo quinto capítulo da série “Recordar é Viver”, vamos relembrar algumas promessas feitas na campanha eleitoral de 1994 pela candidata ao governo do Maranhão, Roseana Sarney, então no PFL, para transformar o Maranhão no celeiro do Brasil e grande exportador de alimentos para todo o mundo.

Roseana Sarney prometeu que seu governo daria uma atenção especial à agricultura

Ela prometeu implantar um pólo de produção de cana de açúcar no baixo e médio Parnaíba, na região Leste do Estado; disse que iria aumentar a produção de hortaliças e incentivar a pesca artesanal na Baixada Maranhense; modernizar a agropecuária no Estado; e distribuir sementes, adubo, inseticida, dar crédito agrícola, disponibilizar mais máquinas e implementos agrícolas, distribuir terra para plantar e prestar assistência técnica ao homem do campo.

Roseana não só não cumpriu nenhuma de suas promessas da campanha eleitoral de 1994, como extinguiu a Secretário de Agricultura do Maranhão em 1998, bem como fechou órgãos técnicos que prestavam assistência técnica aos agricultores do Estado.

Centenas de engenheiros, médicos veterinários e técnicos agrícolas que prestavam serviços relevantes ao agricultor maranhense há décadas de uma hora para outra ficaram sem função.

Toda a estrutura que cuidava da agricultura ficou confinada numa gaveta da secretaria adjunta da Secretaria de Planejamento, conduzida pelo marido de Roseana, Jorge Murad.

O resultado desta verdadeira irresponsabilidade foi a queda abrupta da produção de grãos em 1998. O Maranhão produziu mais de 2,5 milhões de toneladas de grão em 1997 (arroz, feijão, milho, mandioca e soja) e apenas 800 mil toneladas em 1998, devido à extinção da secretária de Agricultura e dos órgãos de apoio técnico, principalmente, às centenas de milhares de agricultores familiares, maiores responsáveis pela produção de alimentos no Estado.

Confira agora o vídeo da campanha eleitoral de 1994, quando Roseana prometeu transformar o nosso estado no celeiro de alimentos do Brasil e incentivar a agricultura no Maranhão:

Será que dá para acreditar que agora em 2010, quando Roseana Sarney quer governar o Maranhão pela quarta vez, ela vai saber cuidar da agricultura maranhense?

Nenhum comentário:

Postar um comentário