domingo, 12 de setembro de 2010

Vidigal quer campanha para valorizar carteira de trabalho

O candidato ao Senado, Edson Vidigal esteve este final de semana na Baixada Maranhense, onde passou pelos municípios de Pinheiro, Bequimão, Turilândia, Santa Helena, Bequimão, Central, Mirinzal, Bacuri e Cururupu. Sempre ao lado do candidato ao governo, Jackson Lago. Na Baixada, Vidigal comentou as questões trabalhistas e neste domingo condenou o grande número de trabalhadores sem carteira assinada no Maranhão.

O ministro lembrou que a carteira assinada é uma garantia para o trabalhador e para o empregador, e que nada justifica que no Maranhão, de 1,149 milhão de pessoas empregadas, apenas 450 mil tenham carteira assinada.

“Mais de meio milhão de trabalhadores correm o risco de não receber uma série de benefícios como férias remuneradas, 13º salário, benefício na aposentadoria, descanso semanal remunerado, licença maternidade e muitos outros, todos garantidos por lei”, disse Vidigal.

Riscos que também atingem os empregadores que ignoram os benefícios da carteira e podem enfrentar sérios problemas jurídicos. Vidigal observou que o valor que ele recolhe para o INSS é mínimo e que pode ser descontado no Imposto de Renda.

O ministro chamou a atenção para o trabalho doméstico, onde dos 190 mil trabalhadores, 176 mil não possuem carteira assinada, segundo números do IBGE.

“O maranhense sofre pela desinformação, pela falta de educação e pela falta de conhecimento dos seus direitos, temos que mostrar a essas pessoas que elas possuem direitos e que os empregadores tem deveres com eles”, afirmou Vidigal.

Um dos projetos do tucano é reeditar uma campanha lançada em 2007 pelo Ministério Público do Trabalho, que utilizava os estudantes de direito para esclarecer quem tinha empregada doméstica a como proceder para assinar a carteira.

“Nós vamos ampliar essa idéia para todas as categorias, em uma grande mobilização envolvendo todas as universidades de direito do País”, finalizou o candidato ao Senado.

Candidatos foram dos Cocais a Baixada

Encerrada hoje a peregrinação de campanha dos candidatos Vidigal e Jackson, começou na terça-feira pela região dos Cocais em Timon, passou por Bacabeira, Vitorino Freire, São Luís Gonzaga e por fim na região da Baixada. Foram 13 municípios visitados em cinco dias.

“Essa foi mais uma semana muito produtiva, dentro da campanha, visitamos locais pontuais como Timon e uma região que ainda não tínhamos estado como Pinheiro, por onde vamos o que mais impressiona é a participação popular e o desejo da nossa presença no Senado e no Governo, cada viagem ao interior é um estímulo a nossa luta”, avaliou Vidigal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário