sábado, 18 de setembro de 2010

Zé Reinaldo assina Pacto pela Juventude e diz que vai defender os jovens no Senado

O candidato a senador pelo Maranhão, ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB), recebeu e assinou um documento elaborado pelo Conselho Nacional da Juventude, que reúne as principais políticas públicas para o segmento a serem implantadas. O Pacto pela Juventude abrange reivindicações de políticas públicas que favorecem os jovens do país.


Zé Reinaldo Tavares assinou o Pacto da Juventude que contém uma série de políticas públicas para a juventude brasileira

Ao receber o documento, Zé Reinaldo reforçou o compromisso com a juventude, afirmou que será uma de suas prioridades como senador e lembrou iniciativas de seu governo que valorizaram a juventude maranhense. Entre as ações, a criação da Secretaria de Juventude para desenvolver políticas específicas para o setor; implantação do ensino médio em 159 municípios e o Vestibular da Cidadania, garantindo aos estudantes o acesso a educação. Também nessa área, a interiorização da Universidade Estadual do Maranhão. Parte das ações, a criação do bolsa atleta.

“Recebi com grande entusiasmo a colaboração do movimento jovem com sugestões através do Pacto pela Juventude. Já realizamos vários projetos como governador em benefício dos nossos jovens e nosso compromisso apenas se renova. No Senado vou continuar lutando por oportunidade, educação, saúde e lazer aos jovens maranhenses”, assegurou Zé Reinaldo.

PACTO

A construção conjunta de uma agenda pública da juventude que garanta direitos, consolidando as políticas públicas de Estado deve ser uma resposta aos desafios de desenvolvimento do Brasil. A justificativa da elaboração está nos números atuais da juventude do país. Declarado como ano da juventude, o Brasil tem a maior quantidade de jovens, em termos absolutos, de toda a história, algo em torno de 50 milhões de pessoas com idade entre 15 e 29 anos.

O plano reivindica, entre outras, a criação do sistema nacional de juventude, com ministério e secretarias de estado voltadas para a elaboração de políticas públicas para o segmento, regular marcos legais para os jovens, erradicar o analfabetismo  a fim de aumentar a escolaridade da população brasileira e a promoção de iniciativas que incluam os jovens no mercado de trabalho.

O Pacto da Juventude fala ainda da implementação de políticas afirmativas, da promoção do acesso aos bens culturais, ao esporte e ao lazer, promover a saúde integral, bem como reduzir a mortalidade juvenil. Fazem parte ainda dos 12 pedidos, a garantia de moradia digna, a promoção do direito à comunicação, a garantia de acesso à terra e permanência no campo e, finalizando, o fortalecimento dos canais de participação democrática.

CARREATA

Acompanhado de Flávio Dino (PCdoB), candidato a governador pela coligação Muda Maranhão, e concorrentes a deputado estadual e federal, Zé Reinaldo participou de uma grande carreata pelas ruas da Madre Deus, Lira, Areinha, Parque Amazonas, Bairro de Fátima e João Paulo, na noite de ontem. Por onde passou, a comitiva recebeu apoio da população. Ontem, após três dias de atividades concentradas na capital, os candidatos seguiram para o interior do estado para intensificar a reta final da campanha destas eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário