sábado, 18 de setembro de 2010

Roseana Sarney faz campanha copiando idéias do governo de Jackson Lago

No governo Jackson Lago foi criada a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária, Assistência Técnica e Extensão Rural do Maranhão – AGERP - (serviços extintos pela Sra. Sarney desde 1999) para cuidar principalmente da agricultura familiar e, ao mesmo tempo,  fortalecer os demais órgãos do Sistema Estadual da Agricultura: AGED, ITERMA e NEPE.

Iniciou-se em 2007, sob a coordenação da AGERP o debate sobre a municipalização da agricultura em várias regiões.

Na tese de municipalização da agricultura constavam várias idéias, dentre as quais destacamos: a estruturação e o fortalecimento das Secretarias Municipais de Agricultura; a orientação e formação profissional de jovens e adultos utilizando a Pedagogia da Alternância por meio da estruturação, qualificação e fortalecimento de Casas Familiares Rurais, Casas Familiares do Mar e Escolas Famílias Agrícolas; a criação e estruturação do Programa “Agentes Comunitários de Produção (uma das idéias copiada e anunciada pela candidata esta semana)”; e a identificação, priorização e desenvolvimento das Cadeias Produtivas de base familiar e dos Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovadores Locais, nos setores da agricultura, pecuária, agroindústria, indústria, turismo e outros já em execução no Estado e de novos ou incipientes aglomerados produtivos, no âmbito municipal e regional, com identificação e elaboração de diagnósticos baseados na metodologia da Pedagogia da Alternância. 

Em 2007, o governo Jackson Lago, também, iniciou uma discussão com representantes da Unidade da Embrapa de São Luis e o engenheiro agrônomo Renato Nunes - empresário de processamento de uva e radicado em Grajaú -, para apoiar a região com as pesquisas de fruticultura no Vale do Grajaú, até obter-se as condições para a criação de uma Unidade de Pesquisa naquela região (outra idéia copiada e anunciada pela candidata Sra. Sarney). 

Portanto, como pode a candidata descaradamente se apropriar e fazer promessas com as mesmas idéias já discutidas anteriormente no governo Jackson e que constam também das atuais diretrizes de campanha em 2010? 

Além disso, como afirmar que vai apoiar a agricultura familiar e a bacia leiteira da região tocantina, se o seu governo interrompeu o Programa de Arranjos Produtivos Locais cortando as verbas que contrataram o SEBRAE por meio do FUMACOP para desenvolver projetos do APL de Leite e Derivados dessa mesma região e, também de outros APL’s prejudicando milhares de agricultores? 

Esta contradição da candidata precisa ser dita aos quatro cantos do Estado para o povo maranhense saber que as suas promessas não passam de uma grande MENTIRA.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário