sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Flávio Dino apresenta propostas para regularizar abastecimento de água no Maranhã

O candidato ao governo do Maranhão, Flávio Dino, liderou ontem à tarde uma grande caminhada pelas ruas do bairro da Divinéia, em São Luís. A caminhada saiu da do Peru e percorreu, durante duas horas, diversos pontos do bairro. Flávio Dino recebeu o apoio da população, que o recebeu animadamente, com gritos e com muitas bandeiras.

Na sua visita ao bairro, Flávio reforçou o compromisso com a regularidade no abastecimento de água e com o saneamento básico do Maranhão. Atualmente, o Maranhão é o estado onde menos residências possuem saneamento básico, segundo dados do governo federal. Dino lembrou que é iniciativa do seu plano de governo a regularização do abastecimento de água do estado, que será feita através do programa "Água para todos nós". O programa está incluído no seu plano de governo e já foi citado no programa eleitoral do candidato da coligação "Muda Maranhão".

Flávio criticou a disparidade entre a quantidade de rios do Maranhão e a falta d'água na cidade. "É inadmissível que um estado con 13 bacias hidrográficas e tantos rios perenes sofra tantos problemas com o abastecimento de água", criticou o candidato. Ele reafirmou também seu compromisso com a duplicação do sistema Italuís, que porá fim aos problemas de abastecimento de água na capital.





Durante a caminhada (foto acima), o candidato do PC do B também recebeu o apoio dos moradores do bairro. Aurilene Silva, que mora na vizinhança, vestiu vermelho e acompanhou toda a passeata com uma bandeira na mão. "Eu amo o Flávio. Ele precisa de uma oportunidade, e tenho certeza de que ele fará um grande trabalho no governo do Maranhão", disse ela.

Já Kássia Barros, que também mora no bairro, disse que a sua escolha foi feita depois de ter avaliado todos os candidatos. "Eu assisti as entrevistas, vi todo mundo. Sempre gostei do Flávio Dino, e agora estou convencida de que ele é que tem as melhores propostas", afirmou.

Banda Larga

Antes da caminhada, Flávio Dino participou do 1 Encontro de Blogueiros e Twitteiros Progressistas do Maranhão. Ele expôs dados sobre a presença da Internet no Maranhão. Segundo dados do IBGE, apenas 7,8% dos maranhenses tem hoje acesso à Internet - o menor percentual do país. No seu governo, Flávio Dino disse que criará um Programa Estadual de Banda Larga, visando levar a internet a todos os municípios maranhenses. "Não se pode falar em uma comunicação democrática e com liberdade para todos se uma parcela tão grande da população não tiver acesso a essa nova mídia que se torna cada vez mais abrangente", disse Flávio.

Ele também destacou o papel que as mídias alternativas terão no seu governo, e falou da importância que tem, segundo ele, as rádios comunitárias na divulgação das reivindicações da comunidade Ele ressaltou a necessidade de um plano de comunicação que estimule as mídias alternativas e rádios comunitárias. "Falta hoje uma política mais incisiva e contundente de apoio às rádios comunitárias", disse ele.

Flávio Dino afirmou também que, no seu governo, a aplicação dos recursos de comunicação será transparente, criticando os gastos do atual governo com propaganda, que já alcançam R$ 32 milhões - ou 71% do previsto na Lei de Execução Orçamentária deste ano.

Candidato defende profissionalização com concurso público para jornalistas

Ao discorrer sobre as dificuldades da democratização da comunicação no estado, Flávio Dino falou também sobre a necessidade de profissionalização do setor de comunicação do estado. Ele lembrou que está nas suas propostas de governo a criação de uma Agência de Comunicação Estadual, nos moldes do que faz hoje a Empresa Brasileira de Comunicação, e também a realização de concurso público para jornalistas.

"No nosso governo não existirão jornalistas de um governo ou de outro. Teremos jornalistas profissionalizados do Maranhão, que prestarão concurso e portanto, serviço público à sociedade", explicou Flávio Dino.

Dino concluiu dizendo que espera que os blogueiros do Maranhão utilizem os seus espaços na Internet para continuar fazendo as denúncias da realidade social do Maranhão. "Não vamos acreditar naquele que dizem que porque nós denunciamos o que está errado, não amamos o Maranhão. Isso é uma estratégia de Médici, da ditadura militar. Não aceitamos isso", disse ele, sendo muito aplaudido pelos presentes. "Isso não significa que sejamos tristes. Nós somos alegres, porque lutamos contra a tristeza que assola boa parte do nosso povo", concluiu ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário