quinta-feira, 9 de setembro de 2010

No aniversário de São Luís, Vidigal pede ações para valorização do Centro Histórico

O candidato ao Senado, Edson Vidigal, aproveitou ontem a passagem dos 398 anos de São Luís para lamentar o péssimo estado de conservação do patrimônio histórico da capital maranhense, ameaçado pelo descaso das autoridades. Vidigal lembrou que desde 1997 a cidade é patrimônio mundial declarado pela UNESCO, mas que é preciso recuperar ainda boa parte dos casarões, dando-lhes utilidades culturais.

“Vamos buscar recursos federais e internacionais para recuperar o nosso centro histórico, antes que perdermos até mesmo o título da UNESCO, que tanto nos orgulha e pode beneficiar toda a população, com o uso correto desse patrimônio,” disse.

O Centro Histórico de São Luís possui uma área de 220 hectares com 2550 imóveis tombados pelo patrimônio histórico estadual e 1000 pelo IPHAN. Em 1997, parte do sítio foi declarado Patrimônio Mundial, devido ao conjunto colonial português adaptado ao clima da capital ludovicense.

Ele lembrou que São Luís é um museu a céu aberto, como é a cidade de Roma, na Itália, uma das mais visitadas no mundo, mas que ao contrário da capital italiana, ainda carece do devido investimento para atrair turistas.

“O turismo é uma das maiores indústrias mundiais, e nós temos como ganhar esse mercado. Mas não com ruínas, e sim com prédios recuperados que preservem a nossa história e transformem o nosso futuro“, avisou.

Vidigal também advoga que paralelamente a recuperação dos casarões, se invista em Educação, Saúde e Segurança, formando um conjunto que permita mostrar ao visitante a verdadeira cidade de São Luís.


Edson Vidigal defendeu maiores investimentos no Centro Histórico da capital


“Não podemos limitar a sermos apenas vitrine, com a sujeira escondida debaixo do tapete. “A beleza de uma cidade também é aferida pela qualidade de vida dos homens que nela moram,”  observou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário