quarta-feira, 8 de setembro de 2010

"Recordar é Viver" - capítulo 13 - Roseana Sarney e o Tigre do Nordeste

No décimo - terceiro capítulo da série “Recordar é Viver” vamos relembrar uma das mais interessantes promessas feitas pela candidata do PFL ao governo do Maranhão, Roseana Sarney, na campanha eleitoral de 1994.

Usando como exemplo a experiência de alguns países da Ásia que conseguiram se desenvolver e se industrializar em poucos anos, graças a pesados investimentos em educação de base, escolas técnicas e em tecnologia, como Cingapura, Coréia do Sul e Formosa (Taiwan), Roseana Sarney prometeu transformar o Maranhão no “Tigre do Nordeste”.

Ela cunhou essa expressão copiando o exemplo dos tigres asiáticos, nomes dados aos países que conseguiram se desenvolver rapidamente e praticamente triplicaram seus PIB’s (Produtos Internos Brutos) graças a um aumento considerável de suas exportações industriais.

O único tigre que o Maranhão conheceu foi a “Operação Tigre” comandada pessoalmente pelo governador João Alberto em 1990, que assassinou mais de cem pessoas, muitas delas inocentes, na região tocantina.

A coisa mais parecida com um asiático que chegou ao Maranhão foi o empresário de Taiwan, naturalizado brasileiro, Chhae Kwo Chheng, trazido do Ceará por Jorge Murad, para aplicar um golpe de U$ 24 milhões em quase cinco mil humildes maranhenses da região do Munin, em 1996 e 1997, mais precisamente no Pólo de Confecções Têxteis de Rosário.

Veja agora o vídeo de 1994 em que Roseana Sarney prometeu transformar o Maranhão no “Tigre do Nordeste”:


Nenhum comentário:

Postar um comentário